A Ambev

Assuntos
Ambev > A Ambev > Cadeia produtiva > Logística Pós-produção
a A

Logística Pós-produção

01.01.1900 00:00

Uma ampla estrutura garante a perfeição da bebida até a hora do consumo.

Softwares como o TMS e o Tracking otimizam o processo logístico da Ambev.

Cada fábrica da Ambev conta com unidades capazes de envasar as bebidas que saem da linha de produção. O processo envolve a pasteurização das cervejas já embaladas e um rígido controle de qualidade, para que as embalagens cheguem aos pontos de venda em condições perfeitas para consumo.

Das fábricas, os produtos seguem para os Centros de Distribuição Direta (CDDs) e revendas. Cada canal atua em uma área específica, não concorrente. Os Centros de Distribuição Direta têm gestão logística da Ambev, que utiliza parceiros tanto no setor de Armazém como no de Transporte para executar suas entregas.

O principal modal logístico é o transporte rodoviário. São 3.100 caminhões. A frota é gerenciada com a utilização do software TMS (Transportation Management System), que aponta sinergias internas ou com outras empresas para a utilização mais eficiente da frota.  São utilizados caminhões e até motos para entrega de produtos aos pontos de venda.

A Ambev conta com um roterizador que auxilia no melhor planejamento das entregas. O Tracking permite visualizar em tempo real o trajeto que está sendo feito pelos caminhões. Uma central de monitoramento altera em tempo real as rotas a serem seguidas pelos caminhões, verificando o melhor e mais eficiente trajeto, e acompanhando o despenho de cada veículo. Com uso do sistema, a área reduziu custos e a emissão de poluentes na atmosfera.

Quase a totalidade da matéria-prima utilizada na produção das bebidas é reciclada. Desde 2008, 98% de todo subproduto que resulta da fabricação de bebidas é reutilizado. A comercialização desse material resultou em uma receita extra de R$ 78 milhões para a companhia no ano passado.  A biomassa, proveniente de fontes renováveis, por sua vez, representou 29% da matriz de geração de energia calorífica em 2009.

Toda a água usada nas fábricas é devolvida à natureza com alta concentração de pureza por meio das Estações de Tratamento de Efluentes Industriais. Ao todo, são 37 estações instaladas em todas as fábricas da Ambev na América Latina.

 

| busca

| leia também

| twitter Ambev