Comunidades

Assuntos
Ambev > Comunidades > Consumo Responsável > Eventos de responsa
a A

Eventos de responsa

01.01.1900 00:00

Em todos os eventos que promovemos ou patrocinamos – incluindo os regionais – procuramos transmitir mensagens de consumo responsável.

Skol Sensation: incentivo ao uso do transporte público.

Eventos como o Skol Sensation e seu antecessor, o Skol Beats, por exemplo, são conhecidos por estimular o uso de transporte coletivo, facilitando o acesso com ônibus gratuitos integrados a estações de metrô. Em diversas ocasiões estabelecemos parcerias com cooperativas de táxis, para que os consumidores possam ir para casa em segurança.

Outra iniciativa é a realização de testes, durante os eventos, para possibilitar que os consumidores examinem sua condição de dirigir.

Conheça algumas das principais ações das nossas marcas.

1. Skol: alternativas redondas

Eventos proprietários e patrocinados pela Skol sempre trazem mensagens de consumo responsável.  Nas duas edições do Skol Sensation, nos anos de 2009 e 2010, a organização desenvolveu uma estrutura para estimular o público a não ir de carro e a curtir o evento em São Paulo.

Junto com os ingressos, o público recebeu um passe de ida e volta para o metrô. A estação Tietê incluía um ônibus grátis até o Anhembi. No evento, o público teve amplo acesso a táxis e a chance de agendar um serviço de van em domicílio, com hora marcada, por um preço promocional.

A Skol realizou ainda ações para estimular os freqüentadores a eleger o “motorista da rodada”, aquele que não bebe e leva os demais de volta para casa com segurança.

Mais de 8.000 vagas de Estacionamento Amigo foram disponibilizadas no local, com horário de funcionamento estendido até 16h do dia seguinte. Assim, quem bebesse um pouco mais podia deixar o carro no estacionamento, pegar um táxi de volta para casa e retornar no dia seguinte para buscar o veículo.

Ações similares de consumo responsável eram desenvolvidas no Skol Beats, evento realizado pem nove ocasiões. Na edição de 2008, a marca desenvolveu um game com a finalidade de testar os reflexos dos convidados e conscientizar o público sobre os riscos de beber e dirigir. Com óculos específicos e um volante nas mãos, os participantes do game tiveram que cumprir um circuito que simulava uma estrada com obstáculos.

As imagens foram projetadas num telão para que todos pudessem acompanhar o desafio. Quem perdesse era orientado a fazer o teste do bafômetro. Se o resultado indicasse que a pessoa bebeu além do limite estabelecido pelo Código Brasileiro de Trânsito, ela recebia um adesivo com a frase “Vou de Carona” e orientações sobre a melhor maneira de voltar para casa em segurança. Cerca de 550 pessoas participaram do desafio, realizaram o teste do bafômetro e receberam brindes do Programa Ambev de Consumo Responsável.

Em uma das edições, Skol contou com a parceria do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). A ONG, coordenada pelo médico Arthur Guerra de Andrade, levou para o evento uma equipe voluntária de universitários para orientar o público sobre os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas.

A marca também promoveu intervenções sobre o tema em baladas de São Paulo realizadas em parcerias com cooperativas de táxis e com a Rádio Mix.

2. Brahma: festas com responsabilidade

Durante a Festa do Peão de Barretos, que aconteceu em agosto no interior de São Paulo, a Brahma realizou ações de consumo responsável, como orientar o público que for ao evento para não dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Uma das novidades preparadas para o evento foi o Espaço Teen Guaraná Antarctica, anexo ao Camarote Brahma Country, destinado ao público menor de 18 anos, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis.

Nas Copas de 2006 e de 2010, na transmissão dos jogos do Brasil no Vale do Anhangabaú, ambos em São Paulo, o público assistiu a vinhetas de consumo responsável estreladas por craques patrocinados pela marca.

Durante o réveillon na Avenida Paulista, em São Paulo, a Brahma tem tradição de veicular vinhetas com mensagens de consumo responsável, alertando sobre a importância de não associar bebida alcoólica com direção.

No Camarote da Brahma, no Carnaval carioca, todos os nossos convidados contam com transporte gratuito ao local, além de distribuição de material (fôlderes, bandanas, adesivos para carros) que estimula todo mundo a não dirigir depois de beber.

3. Antarctica: ações da BOA

Em 2006 e 2007, durante a temporada de festas juninas no Nordeste, Antarctica convidava quem passava pelo Forró da BOA para realizar testes de bafômetro. A ideia: orientar os voluntários sobre sua capacidade de voltar ou não para casa dirigindo.

No carnaval de 2007, a imagem do “Boomerangue”, então símbolo do Programa Ambev de Consumo Responsável, marcou presença na Casa da BOA, tradicional espaço reservado aos fãs de Antarctica e um dos maiores casarões da cidade de Olinda (PE).

No Ceará Music 2006, em todo seu material de merchandising, a marca imprimiu o Boomerangue. No circuito Recife/Olinda, a Antarctica fechou uma parceria com o Detran de Pernambuco e com o bloco dos palhaços da Turma do Fonfon, famosos pelo trabalho de conscientização no trânsito.


Ricardo Rolim – Diretor de Relações Socioambientais da Ambev
Executivo fala sobre Consumo Responsável.

| busca

| leia também

| twitter Ambev