Imprensa

Assuntos
Ambev > Imprensa > Releases > Ambev mobiliza funcionários e parceiros pelo consumo responsável
a A

Ambev mobiliza funcionários e parceiros pelo consumo responsável

23.09.2011 09:00

Ação faz parte de iniciativa global contra o uso indevido de álcool, que mobilizará mais de 117 mil pessoas em 20 países – sendo 32 mil funcionários da companhia no Brasil

São Paulo, 23 de setembro de 2011 - Hoje, a Ambev comemora o Dia de Responsa. Uma data dedicada a engajar todos os funcionários e parceiros da empresa quanto à relevância das práticas de consumo responsável de bebidas alcoólicas. A ação faz parte de uma mobilização global da Anheuser Busch InBev, o Be(er) Responsible Day, que envolve os 117 mil funcionários da cervejaria em mais de 20 países – sendo 32 mil no Brasil. A iniciativa vem somar-se aos esforços da Ambev voltados para o tema, em especial àqueles que visam impedir o acesso de menores de 18 anos a bebidas alcoólicas.

O Movimento +ID é o mais novo ícone desse trabalho que começou há onze anos, quando a companhia foi criada, e representa um convite a toda a sociedade para se engajar na defesa do consumo responsável. O símbolo faz parte de uma campanha voltada aos pontos de venda para estimulá-los a pedir o RG antes de comercializar bebidas alcoólicas. A intenção é que onde o selo +ID estiver presente signifique que aquele local cumpre a legislação que proíbe a venda de álcool para menores de 18 anos.

Visita aos bares

Com o objetivo de difundir ainda mais essa mensagem junto aos donos de bares, restaurantes e supermercados, funcionários da Ambev visitarão estabelecimentos em todo o país ao longo dessa edição do Dia de Responsa. Eles distribuirão cartazes do +ID para ajudar na conscientização dos pontos de venda e terão o apoio do presidente da empresa, João Castro Neves, que irá pessoalmente conversar com comerciantes na região central de São Paulo.
“Hoje é uma data muito importante para a companhia porque reunimos todo o nosso time e nossos parceiros em prol de uma causa fundamental para a sustentabilidade do nosso negócio no longo prazo, o consumo responsável”, afirma João Castro Neves.

Doação de bafômetros

E, como os esforços da Ambev voltados para o consumo responsável de seus produtos também visam evitar a associação de álcool e direção, o Dia de Responsa terá uma nova doação de bafômetros ao poder público. Dois mil aparelhos serão destinados aos Estados de Minas Gerais e Paraná. Nos últimos oito anos, a empresa já doou 80 mil bafômetros a autoridades.

Mobilização das ONGs

As onze Organizações Não-Governamentais que fazem parte do Jovens de Responsa, um programa da Ambev que visa inibir o consumo inadequado de álcool por jovens em comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, fazem parte do time de parceiros que também se envolverá no Dia de Responsa. Cada uma delas organizará atividades especiais para celebrar o evento.

Em Heliópolis e em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, por exemplo, as ONGs UNAS e CUFA sairão às ruas da região para conversar com donos de bares e tentar sensibilizá-los quanto à necessidade de se pedir o RG antes de vender bebidas alcoólicas.

O mesmo será feito pela ONG Cipó Comunicação Interativa em Salvador. Assim como os funcionários da Ambev, eles levarão os cartazes do movimento +ID.

No bairro Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulista, a ONG Aprendiz anunciará os três estabelecimentos vencedores da eleição do Bar de Responsa, o projeto da Ambev voltado para a conscientização dos bares sobre as práticas de venda responsável de bebidas. Eles ganharão uma reforma como prêmio por seu engajamento.

Já os jovens da ONG Instituto Crescer ligados ao programa da Ambev farão esquetes teatrais abordando a questão do uso do álcool por menores de 18 anos em diversos pontos dos bairros Jardim Miriam e Jardim Villas Boas, em São Paulo. Eles também convidarão os bares locais a aderir ao +ID. No Rio de Janeiro, os jovens da ONG Instituto Bola pra Frente visitarão os jogadores do Vasco, em São Januário, para entregar a cada um deles uma camiseta com a mensagem: “Responsabilidade. Tenha sem moderação”.

Engajamento interno

A mobilização dos funcionários da Ambev ficará por conta de um vídeo em que Carlos Brito, CEO da Anheuser Bush InBev, João Castro Neves, Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas, e o diretor de relações socioambientais Ricardo Rolim convidarão todos a se juntar à campanha, tornando-se embaixadores do consumo responsável. As imagens serão exibidas ao longo do dia nas fábricas, centros de distribuição, revendas e centros de excelência. Haverá ainda uma eleição interna da unidade mais engajada na causa.

Ambev e o consumo responsável

Desde a sua criação, há onze anos, a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início desta década, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.

Em 2003, foi lançado o Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Ele traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração.

De lá pra cá, o tema está presente em diversas ações da Ambev. Entre as iniciativas mais recentes estão os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovens de Responsa. O primeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, visa evitar que menores de 18 anos comprem bebidas alcoólicas em supermercados. Seu funcionamento se dá por meio de um sistema desenvolvido especificamente para a ação. Ele identifica o código de barras de bebidas alcoólicas e trava o caixa do supermercado até que a data de nascimento do cliente seja inserida pelo funcionário da loja. Para isso é solicitado o RG do consumidor.

Já o Bar de Responsa visa conscientizar os donos dos estabelecimentos e estimulá-los a promover o consumo responsável – premiando aqueles que seguirem as melhores práticas. O Jovens de Responsa teve inicio no ano passado e conta com a parceria de onze ongs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O intuito dessa iniciativa é prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos nas comunidades onde as organizações atuam. Assim como encontrar iniciativas de prevenção simples e eficazes para serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais.

Além desses programas, campanhas de conscientização, como o Motorista da Rodada, da Skol, e a “Regra é clara, menor de idade não pode beber”, da Brahma estrelada pelo ex-jogador Cafu, entre outras; doação de bafômetros ao poder; apoio a pesquisas sobre o assunto; organização de seminário para debatera a questão; entre outros exemplos também fazem parte do conjunto de iniciativas realizadas pela Ambev.

Sobre a Ambev 

Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus 45 mil funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009.
Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.

Mais informações

Máquina da Notícia
11/3147-7900
ambev@maquina.inf.br

 

| busca

| leia também

| twitter Ambev