Imprensa

Assuntos
Ambev > Imprensa > Releases > Primeira campanha da Ambev conta a história da empresa pela voz de seus funcionários
a A

Primeira campanha da Ambev conta a história da empresa pela voz de seus funcionários

22.07.2010 00:00

Primeira campanha da Ambev conta a história da empresa pela voz de seus funcionários

Entre outras inovações, campanha apresenta nova logomarca

São Paulo, julho de 2010 - Ambev. Feita por gente e sonhos é a primeira campanha institucional da companhia desde a sua criação em 2000. De lá para cá, a Ambev, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, construiu uma história no Brasil e no mundo alicerçada “em sua gente” (os funcionários), que é constantemente estimulada a realizar grandes sonhos.

Para dividir, e assim difundir, esse princípio com toda a sociedade, a campanha traz depoimentos de funcionários e colaboradores sobre os sonhos realizados dentro da Ambev.  A campanha foi criada pela Loducca.MPM e até o final do ano,  as histórias de 30 funcionários e colaboradores da Ambev serão contadas para todo o Brasil.

“A coisa mais importante aqui na Ambev é que as pessoas têm a oportunidade de realizar seus próprios sonhos e com isso contribuir para o sonho de toda a empresa que é ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. O mais difícil foi escolher apenas 30 histórias das centenas que tive a oportunidade de conhecer nesses meus 18 anos de Ambev”, afirma Sandro Bassili – Diretor de Relações Socioambientais.

São histórias como a do vice-presidente global de vendas Thomás Oliveira, que conta como as ideias são tratadas na Ambev. “Aqui são as ideias que importam. Elas são os nossos chefes. Isso cria uma cultura de  respeito à pessoa e ao talento e não ao cargo”. Os relatos ainda incluem o do especialista financeiro Nilson Casemiro, nascido em um hospital mantido pela Antarctica e funcionário da companhia há 28 anos; o do técnico administrativo Eron Souza, que começou como pedreiro em uma obra da Ambev; o diretor de novos negócios João Paulo Badaró, que junto com sua equipe idealizou e lançou o projeto de quiosques  de chopp Brahma, e outras  muitas  histórias de sonhos concretizados.

A veracidade das histórias é a mesma das fotos feitas por Bob Wolfenson, finalizadas sem retoques no Photoshop. Tudo para que se possa ver as pessoas e as histórias como elas realmente são. O resultado estará estampado em  mais de 20 veículos impressos e sete veículos online a partir do dia 24 de julho.

A campanha também marca o lançamento da nova logomarca  da Ambev, criada pela agência inglesa Wolff Olins. Em um tom de azul mais vivo que a anterior, ela mantém a herança da marca e, ao mesmo tempo, apresenta-se mais moderna. Todas as letras passaram a ser em caixa baixa para  ressaltar a informalidade e a simplicidade da companhia, além de aproximar-se do consumidor.

Resultados

Desde sua criação, com a fusão das cervejarias Brahma e Antarctica em 2000, a Ambev aumentou em 89% seu volume de produção, chegando a 154.7 milhões de hectolitros de bebida em 2009. Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente a Ambev tem 40 mil funcionários, sendo 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta – desde as atividades do produtor rural até o trabalho nos pontos de venda -, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB-InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

Reconhecida por sua política eficiente de controle de custos e disciplina financeira, a Ambev entrega, a cada período, resultados que demonstram o comprometimento de sua gente em crescer de forma sustentável. A companhia tem a cultura de “dono do negócio” dissemidada por toda sua pirâmide funcional e, por meio da Universidade Ambev (UA), promove treinamentos constantes para seus funcionários. Em 2009, foram 29.148 horas de cursos, workshops e palestras. A UA já recebeu mais de R$ 150 milhões em investimentos. Este ano serão investidos R$ 20 milhões – 25% a mais que em 2009.

Nos últimos 10 anos, a Ambev registrou um aumento de 588% de EBITDA, atingindo R$ 10,4 bilhões em 2009. A empresa é hoje benchmark mundial em margem EBITDA – registrando 48,8% na operação de cerveja do Brasil no ano passado. A Ambev apresenta atualmente receita líquida anual de R$ 23.194 milhões, 4,4 vezes superior à que tinha quando ocorreu a fusão. No primeiro trimestre de 2010, atingiu volume de vendas de 50 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2009.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada de novas marcas no mercado tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Antarctica e Brahma, em 1999, pagaram cerca de R$ 4 bilhões em impostos. Hoje, a Ambev gera mais de R$ 11,5 bilhões em tributos no Brasil e é a maior pagadora de impostos da iniciativa privada. Para 2010, a empresa anunciou investimento de até R$ 2 bilhões para a  ampliação de 10% a 15% de sua capacidade produtiva. Este é o maior investimento já realizado pela Ambev em um único ano desde sua criação.

Por acreditar que a urgência em proteger o meio ambiente exige uma mobilização e uma conscientização total, a Ambev deseja dividir com toda a sociedade também suas ações e práticas ambientais. Uma de suas principais iniciativas nesse sentido foi o lançamento em março deste ano do movimento CYAN (www.movimentocyan.com.br), uma ampla campanha que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la com parcimônia.

Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Pioneira, desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Referência em práticas ambientais, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção, até 2012. Maior pagadora de impostos da iniciativa privada, com R$ 11,5 bilhões em impostos gerados em 2009, 35% a mais em comparação ao ano anterior.

Informações para a imprensa

Máquina Public Relations

Ambev@maquina.inf.br

(11) 3147-7900

FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA AMBEV.FEITA POR GENTE E SONHOS

Agência: LODUCCA.MPM
Anunciante: Ambev
Título: ”Sonho”
Criação: Fernanda Fajardo e José Arnaldo Suaid

Direção de Criação: Guga Ketzer
Head of art: Cassio Moron
Atendimento: Fernando Barros, Cândida Semensato, Marcela Parolini e Sabrina Spinelli
Mídia: Daniel Chalfon, Gabriel Queiroz, Silvia Ramazzotti e Gabriela Oliveira
Planejamento: Isabella Mulholland, Mariana Quintanilha e Marô de Campos Mello

Produtor Executivo de criação: Sid Fernandes
ArtBuyer: Greta Verga e Vanessa Lima
Fotógrafo: Bob Wolfenson

Design logo: Wolff Olins

Aprovação Cliente: Sandro Bassili e Camila Sanz

| busca

| leia também

| twitter Ambev