Fundação Zerrenner

Projeto do Colégio Professor Roberto Gusmão, em Sete Lagoas (MG)

Capacidade para atender 1.500 alunos do Ensino Fundamental e Médio profissionalizante

A Fundação Zerrenner é uma entidade sem fins lucrativos, cogestora da Ambev no Brasil, que detém expressiva participação nas ações ordinárias da companhia, sendo este o seu mais importante patrimônio. É a patrocinadora dos planos de assistência médica, hospitalar e odontológica para os funcionários da Ambev e seus familiares, além de oferecer convênio para a compra de medicamentos (sob medida e com extensão aos dependentes).

• 01 - Educação

Além de toda a assistência para a Gente Ambev, a Fundação deu em 2012 dois importantes passos para a construção de um país melhor e mais inclusivo. O primeiro foi a elaboração de um curso de formação para pessoas com deficiência (PCD), que está sendo implementado em 2013 e terá como foco a formação humana desses profissionais. O intuito da Fundação é formar o profissional para que ele se desenvolva intelectual e fisicamente a fim de trabalhar em diversos setores da economia.
    O segundo passo foi a aprovação do projeto e da construção do Colégio Professor Roberto Gusmão, em Sete Lagoas (MG). Com capacidade para atender 1.500 alunos do Ensino Fundamental e Médio profissionalizante, a instituição receberá investimento estimado em R$ 60 milhões. O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Gustavo Penna, responsável pela reforma do Mineirão, estádio de futebol situado na capital mineira, Belo Horizonte, que será palco de jogos da Copa do Mundo de 2014. A previsão é que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2015. O colégio será erguido em um terreno de 36 mil m², com 21 mil m² de área construída, e funcionará em parceria com o Sesi Minas, nos moldes da Escola Técnica Walter Belian, em atividade na cidade de São Paulo desde 1943 - quando foi inaugurada pelo presidente da Antarctica. (GRI SO5 / EC1)

Em 2012, a Fundação aplicou recursos da ordem de R$ 201,1 milhões – o que representa uma alta de 9,9% sobre o investido em 2011 (R$ 181,3 milhões). (EC1) Seus beneficiários já somam cerca de 79 mil pessoas, entre empregados e seus dependentes da Ambev, de suas empresas controladas no Brasil e da própria Fundação. No ano passado, 32.524 famílias foram beneficiadas com cestas de Natal e brinquedos.

A Fundação investiu R$ 19,9 milhões em assistência educacional em 2012, beneficiando 19.842 alunos. (LA8) Desse total, 16.986 funcionários da Ambev ou seus filhos receberam reembolso de material escolar e 1.506 ganharam bolsas de estudo integrais na Escola Técnica Walter Belian, na Escola Senai/Fundação Zerrenner.

Já 1.351 alunos receberam bolsas de estudo, de 70% do valor da mensalidade para cursos de graduação e pós-graduação e de 100% para cursos técnicos frequentados por funcionários da Ambev. O investimento em bolsas de estudo chegou a R$ 7,3 milhões (R$ 4,7 milhões em graduação, R$ 1,5 milhões em pós-graduação e MBA, R$ 1 milhão no ensino técnico).

Com o objetivo de aprimorar as atividades de todo o corpo pedagógico da Escola Técnica Walter Belian, na Escola Senai/Fundação Zerrenner, o Conselho de Administração da fundação aprovou, em agosto de 2012, a adesão a um sistema de ensino a distância em parceria com a Fundação Lemann. A partir de 2013, a escola adotará os vídeos da Khan Academy como complemento das aulas regulares no Ensino Fundamental. O projeto inicialmente atenderá os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental no componente curricular de Matemática. O objetivo dos vídeos é incrementar a assimilação do conteúdo da disciplina pelos alunos e envolver os professores ainda mais na transmissão do conhecimento. Todos os professores e a equipe gestora da escola terão treinamento específico para o uso desse material em classe.

• 02 - Saúde

Com assistência médico-hospitalar, gastamos R$ 159,9 milhões em 2012, valor 9,8% maior do que o investido em 2011 (R$ 144,3 milhões). Foram realizados no ano, por meio de nossa assistência, 1.196,1 mil atendimentos, 11,9% a mais que no ano anterior (1.054,8 mil atendimentos). Foram realizadas 375 mil consultas médicas, 811,4 mil serviços auxiliares de diagnóstico e terapia e 9,72 mil internações. Oferecemos assistência odontológica para 74.252 pessoas. O gasto com o benefício foi de R$ 5,4 milhões em 2012, 22,3% acima dos R$ 4,25 milhões do ano anterior.

Em 2012, receberam assistência especial 68 idosos. Destes, 23 que não possuíam condições de viver com seus familiares foram internados no Recanto São Camilo e em outros estabelecimentos especializados em assistência geriátrica. Do total dos atendidos, 45 também receberam auxílio econômico para custear cuidados em seus domicílios. Para essas atividades, destinamos em 2012 o valor de R$ 2 milhões.

A fundação também desenvolve o programa Vida Legal, que estimula a adoção de hábitos saudáveis, a realização de ações preventivas de saúde e o tratamento de doenças crônicas pelos funcionários da Ambev. Para isso, o programa conta com o Informe de Benefícios da Gente, boletim bimestral que apresenta informações úteis sobre saúde e é enviado para a casa dos funcionários (GRI LA8). O Vida Legal oferece ainda o monitoramento da saúde de funcionários com doenças crônicas (diabetes, cardiovasculares e pulmonares), para aqueles que demonstrarem interesse. Entre outras vantagens, o monitoramento elimina o desconto em folha da participação no plano de saúde para atendimento dessas doenças e dá acesso a medicamentos com custo reduzido para o tratamento.