Gente Ambev

Somos um time de donos

Nossa gente é quem faz a Ambev uma empresa de excelência

A Ambev tem em seu time Gente talentosa, ciente de sua capacidade e com potencial de crescimento. Nossa prioridade no processo de escolha dos profissionais é justamente esse: achar Gente que quer crescer, que faz seu trabalho com orgulho e cuida de suas funções com o olhar de Dono. As metas da Gente Ambev são grandes, ambiciosas, do tamanho de nossa missão e estão alinhadas com os pilares da companhia. (GRI LA1)

As pessoas são nossa maior fortaleza e é graças a cada um dos 51 mil funcionários, (GRI LA1) aproximadamente 32 mil no Brasil, que crescemos continuamente, rompendo barreiras e atendendo aos desejos de consumidores cada vez mais exigentes e bem informados.

Em toda a companhia - que tem seus processos balizados na meritocracia -, nosso reconhecimento é praticado no dia a dia. Prova disso é que 90% dos selecionados para a primeira gerência na companhia vêm de dentro da própria Ambev. Somos uma empresa que retém funcionários porque premiamos talento, dinamismo, iniciativa e espírito empreendedor.

Contratamos, treinamos e desenvolvemos profissionais excelentes, contando sempre com equipes formadas por pessoas altamente qualificadas, motivadas e comprometidas com os resultados da companhia.

Crescimento

A estratégia da Ambev para crescer de forma sustentável e suprir as necessidades cada vez maiores de nossa Gente é investir na formação de um verdadeiro banco interno de talentos, estimulados e recompensados constantemente. Em 2012, foram efetuadas 19.490 promoções, 16,7% a mais do que em 2011 (16.252). Ao longo do ano, 7.342 funcionários foram admitidos, ante 1.432 demitidos. Nossa taxa de rotatividade no ano foi de 13,8%, abaixo dos 15,5% de 2011. (GRI LA8 / LA2 / LA10)

Em todos os níveis hierárquicos, promovemos constante capacitação e qualificação. Fazemos o acompanhamento mensal de metas e realizamos periodicamente reuniões motivacionais (coletivas ou individuais). Essas ações, além das confraternizações e prêmios, permitem a interação mais próxima entre chefia e subordinados, criando um relacionamento de confiança mútua.

Para a qualificação de nossa Gente, temos a Universidade Ambev que investiu R$ 25,2 milhões, ante R$ 22,9 milhões em 2011, para treinar 66.662 funcionários e parceiros em 2012. Criada em 1995, a antiga Universidade Brahma tomou corpo com o intuito de promover a troca de experiências entre as equipes. Suas atividades englobam todas as unidades e níveis organizacionais.

  • 01 - Programas Trainee, Talentos e Estágio

    Para receber novos talentos a cada ano, a Ambev abre suas portas para os jovens profissionais que serão treinados para desenvolver suas habilidades e alcançar cargos de liderança. Para ingressar na empresa, além da seleção local para vagas específicas, os candidatos podem participar de quatro programas: Trainee, Trainee Industrial, Talentos e Estágio. (GRI LA8)

    O processo seletivo realizado em 2012 para as contratações de 2013 sofreu algumas alterações, com o objetivo de conhecer melhor os candidatos. Durante cerca de cinco meses, após a inscrição, os candidatos a futuros trainees Ambev passam por diferentes etapas de seleção: testes on-line de perfil, inglês e raciocínio lógico; entrevistas individuais, que ocorrem por todo o país com a área de Gente e Gerentes da Ambev; painel de negócios – no qual desenvolvem um case; provas presenciais de inglês; entrevistas finais com o presidente e diretores da companhia.

    Entre os critérios considerados na seleção estão: habilidade para gerenciamento de pessoas, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país. Experiência com trabalho voluntário é requisito desejável.

    A companhia não tem um número estabelecido de vagas para cada programa. Selecionamos todos que se encaixem plenamente no que esperamos de nossos funcionários. Por esse motivo, o número de escolhidos varia a cada ano. Em 2012, tivemos quase 98 mil inscritos para os programas Trainee, Trainee Industrial e Talentos. Desses, 35 foram selecionados.

  • 02 - Programa Trainee

    É estruturado e desenvolvido para jovens profissionais com visão generalista de mercado e habilidade para assumir cargos estratégicos na companhia em curto e médio prazos. Um dos principais atrativos para os interessados é a possibilidade de adquirir uma visão sistêmica da Ambev. Os selecionados passam por dez meses de treinamento. Nos cinco meses iniciais, o trainee adquire uma visão estratégica do nosso negócio e passa pelas áreas fabril, comercial e corporativa. Na segunda etapa, tem cinco meses de treinamento em uma área específica da companhia. A escolha dessa área é fruto de todo o acompanhamento feito pela área de Desenvolvimento de Gente da Ambev. Em 2012, o programa teve 21 participantes.

  • 03 - Programa Trainee Industrial

    Destinado a formar engenheiros industriais e mestres cervejeiros, o processo seletivo do programa é voltado exclusivamente para formados com até dois anos de graduação ou estudantes do último ano dos cursos de Engenharia, Química, Farmácia, Agronomia e Biologia. Os selecionados passam por um ano de treinamento. Depois, são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementar a formação com cursos específicos. Em 2012, o programa teve 17 participantes.

  • 04 - Programa Talentos

    Absorve jovens profissionais com perfil específico para as áreas definidas como foco pela companhia e que tenham vontade de assumir desafios em curto prazo na Ambev. A seleção tem origem no Programa Trainee. Então, os escolhidos são encaminhados para um processo seletivo distinto. Além de perfil específico, o profissional deve ter habilidade para negociação, capacidade de liderança, disponibilidade para viagens e mudanças de cidades, estado ou país. Em 2012, houve 18 participantes, que foram treinados durante três meses.

  • 05 - Estágio

    Tem o objetivo de desenvolver estudantes durante o seu período de formação e prepará-los para assumir novos desafios na Ambev assim que formados. Os interessados participam de um processo seletivo com etapas on-line e presenciais. Uma vez aprovado, o estagiário passa por um período de integração padrão e começa seu programa de treinamento, que é acompanhado pela área de Gente e Gestão da unidade onde foi alocado. Ele recebe avaliação de desempenho formal e elabora, juntamente com seu gestor, um plano de desenvolvimento individual. Em 2012, selecionamos 500 estagiários.

  • 06 - Centro de Excelência

    O Centro de Engenharia (CENG), localizado na fábrica de Jacareí (SP), realizou o maior treinamento de operadores da nossa história, com 1.349 funcionários capacitados em 21 cursos diferentes, desenvolvidos ou financiados pela Universidade Ambev. Além disso, desenvolvemos parcerias locais e regionais com o Senai de todo o Brasil para desenvolver nossos técnicos das áreas operacional, de logística e produção.

    Outro papel do CENG é atuar como uma consultoria para as fábricas. Especialistas nas diversas etapas de produção verificam a possibilidade de melhorias, propõem soluções e assessoram as fábricas em desafios como ampliação, modernização e desenvolvimento de novas tecnologias.

  • 07 - Desenvolvimento

    A Ambev sabe o quanto é importante investir no desenvolvimento das pessoas, dando-lhes oportunidade de crescer e alcançar posições que nem mesmo elas imaginavam ser possível. Para saber se o funcionário tem condições e qual o melhor caminho a seguir dentro da companhia, 100% das pessoas são periodicamente avaliadas e recebem feedback formal de seus líderes. Eles são orientados a formar profissionais melhores que eles, treinando-os e capacitando-os para ficarem em seu lugar, numa verdadeira promoção em cadeia. Os funcionários podem ser promovidos na mesma função, em outra posição e até mesmo em outras áreas. Programas internos, como o Sucessores (para formação de gerentes) e Desenvolver (formação de supervisores), sustentam o banco de talentos, identificando potenciais de crescimento nas mais distintas áreas da empresa. Além disso, a atuação global da AB InBev possibilita o intercâmbio de executivos. (GRI LA 10)

    Possuímos um plano de gestão de carreira chamado Ciclo de Gente, que tem como objetivo avaliar, desenvolver e nortear o crescimento pessoal e profissional da Gente Ambev. Ele reúne ferramentas de avaliação de competências de 100% dos profissionais, acompanhamento de desempenho e feedback. Com um processo transparente e bem elaborado, a cada ano mais maduro, o Ciclo de Gente é muito bem recebido pelo funcionário, que sabe que pode contar com essa ferramenta para melhorar sempre dentro da companhia.

  • 08 - Remuneração

    Para a Ambev, a melhor forma de reconhecer os funcionários de destaque e estimular o crescimento e a cultura de Dono do negócio é a remuneração variável. Por isso, nossa política de remuneração inclui o pagamento de salários fixos e de uma parte variável. A remuneração mensal tem valores baseados em pesquisas de mercado e negociações com entidades sindicais realizadas anualmente. Os funcionários que recebem salário mínimo contam com valor variável adicional mensal e todos os colaboradores recebem 14º salário (GRI 4.5). Já a parte variável leva em consideração o desempenho por metas, que são desdobradas para todos os funcionários, e está diretamente relacionada ao alcance dessas metas pelo funcionário, pela equipe e pela empresa. (GRI EC1 / 4.5)

    Os profissionais em cargos operacionais participam do Programa de Lucros e Resultados (PLR), múltiplo, que varia de acordo com a colocação da unidade nos Programas de Excelência -PEF/PEX. Os funcionários de 60% das unidades mais bem colocadas são beneficiados. As demais unidades também podem receber uma premiação, desde que atinjam uma pontuação mínima estabelecida pelo programa.

    A partir dos cargos de analistas/supervisores, temos um Programa de Remuneração Variável com bônus vinculado ao alcance de metas individuais e coletivas. O programa premia 100% dos profissionais, de acordo com o resultado que apresentam no ano. E aproximadamente 10% dos melhores funcionários podem receber bônus duplo. Para executivos (alta gerência e diretores), há ainda o Programa de Ações e Stock Options.

    Como forma de reconhecimento pelo tempo dedicado à Ambev, os funcionários que completam 25 anos de empresa recebem uma gratificação adicional. O pagamento, que faz parte do Programa Reconhecer, é feito no mês em que o funcionário atinge esse período. E no aniversário da companhia é feita uma homenagem a esses funcionários, assim como àqueles que completam 15 e 20 anos de casa.

  • 09 - Benefícios

    Todos os funcionários da Ambev trabalham em regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) (LA1) e têm os mesmo benefícios (LA1), muitos deles extensivos a familiares. Além dos oferecidos pela Fundação Zerrenner, a Ambev oferece o 14º salário (4.5) a todos os seus funcionários, disponibiliza um seguro de vida corporativo optativo e oferece auxílio-creche aos filhos de funcionários da companhia.

    Por meio do Instituto Ambev de Previdência Privada (IAPP), os funcionários podem participar de um plano de pensão. A cobertura das obrigações é realizada pelas contribuições acrescida da rentabilidade dos investimentos. As informações são apresentadas à auditoria externa e ao atuário responsável, que assinam os pareceres divulgados aos participantes do plano (GRI EC3).

  • 10 - Segurança

    Também associada à saúde e bem-estar está a segurança no trabalho, e o objetivo da companhia é zerar os acidentes em todas nossas unidades. A manutenção da segurança de nossas equipes fundamenta-se no Plano Diretor de Segurança, que compreende todas as normas e requisitos legais para monitorar e acompanhar mensalmente as ferramentas que visam reduzir ao mínimo o número de acidentes de trabalho. O Plano prevê que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), a área de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e os gerentes e supervisores estejam constantemente envolvidos com o tema. Com um investimento da ordem de 15 milhões de reais, o ano de 2012 foi um marco na questão de segurança na Ambev. Registramos queda expressiva no número de acidentes com afastamento em comparação a 2011: 43% (GRI LA7)

    Funcionários eleitos entre as próprias equipes constituem as Cipas, presentes em todas as unidades da empresa. Nas reuniões mensais da Comissão, é obrigatória a presença de gerentes das unidades e gerentes de áreas em que tenham sido registrados acidentes.

    Nas fábricas e Centros de Distribuição Direta (CDDs), há Diretrizes de Segurança e Saúde Ocupacional para regulamentar a permissão para trabalhos de risco, inspeções de rota, bloqueio de energia e exigências mínimas de segurança para prestadores de serviço, entre outros temas.

    Nas áreas de Vendas e Distribuição, onde motos e automóveis são instrumentos de trabalho de nossos vendedores e supervisores, a preocupação com segurança é objeto de desenvolvimento constante. Em 2012 introduzimos a tecnologia Tech Safety para monitorar o desempenho das pessoas e o uso de seus equipamentos.

    Todas as unidades realizam anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Nos CDDs, a Sipat inclui temas como meio ambiente e orientações sobre consumo responsável.

    Nossa Gente é treinada em saúde e segurança, tanto no que se refere às Diretrizes de Segurança como em relação aos demais programas. Desde o momento em que entra na companhia, o funcionário, próprio ou terceiro, recebe orientações sobre esses temas no Programa Integração e, em seguida, participa de treinamento durante a integração na função.

    Ações realizadas em fábricas e CDDs:

    - Apresentação de vídeo sobre direção defensiva e Política de Segurança da Ambev aos funcionários;
    - Mutirão de levantamento e tratamento de condições inseguras referente a transporte/trânsito;
    - Simulação de brigada de incêndio;
    - Exames clínicos para motoristas, por exemplo, de obesidade, glicose, pressão;
    - Distribuição de flyer para os condutores.

    Ações especiais – fábricas e Reunião diária de Segurança
    Que conta com a participação de todos os gerentes e representantes da brigada e de ao menos um funcionário de cada área. São discutidas as condições inseguras mapeadas, quais foram tratadas no dia anterior e quais estão programadas para serem tratadas naquele dia. São comentados os acidentes e incidentes (quase acidentes) acontecidos no dia anterior, na companhia ou em outras empresas com operações parecidas, e definidas as ações de combate às suas causas, de forma a evitar que aconteçam na unidade.

    Rota de Segurança – Gerentes e Supervisores têm como rotina semanal a execução de uma rota de segurança em suas operações, checando condições inseguras e programando o seu tratamento. O comportamento seguro e a aplicação dos procedimentos de segurança são constantemente exigidos de todos, sendo checados na rotina por gerentes, supervisores e integrantes da brigada. Todos os funcionários são motivados a também participar dessa checagem.

    Vídeos

    São apresentados mensalmente vídeos com Diretores e da Ambev com temas diferentes e situações práticas de segurança. Os vídeos são incorporados às integrações nas funções.

    Ações especiais – CDDs

    - Acompanhamento do time de condutores de moto em blitz de saída;
    - Checagem das condições inseguras dentro dos PDVs e Lojas de Autosserviço;
    - Apresentação de vídeos para a equipe terceirizada da Logística com todos os procedimentos de segurança;
    - Apresentação de vídeos de treinamento para os repositores;
    - Implantação de sistema de telemetria nas motos para detectar desvios de pilotagem e corrigi-los através de treinamentos (2.000 motos no 1º ano).

    Negociações sindicais (LA4)

    Os funcionários da Ambev no Brasil são representados por diversas entidades sindicais, e 100% deles pelo sindicato da categoria. A companhia dá total liberdade para que se filiem a associações.