Ações Climáticas

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos, que afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar têm desestabilizado as sociedades e o meio ambiente de uma maneira global e sem precedentes.

Pensando em como potencializar o crescimento sustentável do nosso negócio, desenvolvemos metas e ações que diminuam o impacto dos fatores que contribuem para as mudanças climáticas.

“A mudança climática é a questão mais urgente que o nosso planeta enfrenta. Na AB InBev, estamos comprometidos em fazer nossa parte.”
Carlos Brito, CEO, AB InBev

Meta: 100% da eletricidade comprada por nós deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, vamos reduzir 25% das emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Isso significa o mesmo que tirar quase um milhão de carros da estrada todos os anos.

Por meio do uso de eletricidade renovável, eficiência de produção, programas de logística verde e inovação em toda a nossa cadeia de fornecimento, já estamos reduzindo nosso impacto. Entre 2012 e 2017, reduzimos nosso uso absoluto total de energia em 10%. Entre 2017 e 2019, tivemos uma redução na intensidade da emissão de CO2 de 21,97%

Em uma área de 1.600 hectares, na Bahia, estamos construindo um parque eólico com potência superior a 80 MW para ser usado na produção das cinco fábricas que produzem Budweiser no Brasil. Com isso, a produção e distribuição de Budweiser e demais marcas produzidas nessas cervejarias serão feitas com energia 100% limpa até 2022. Deixaremos de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente à retirada de circulação de 35 mil carros das ruas no mesmo período.

foto

Também estamos construindo 48 usinas solares no Brasil. A ideia é que elas forneçam energia para abastecer 100% dos nossos centros de distribuição no país. Em parceria com as startups Lemon Energia e Stella GD, estamos fornecendo aos pequenos e médios pontos de venda acesso à créditos de energia solar que ajudam a reduzir suas faturas de energia, normalmente a maior das despesas desses pequenos negócios, enquanto também reduzem as suas respectivas pegadas de carbono. Com isso, 810 mil toneladas de CO 2 deixarão de ser emitidas por ano.

Iniciativas

SaveE

O SaveE é uma plataforma pela qual a Ambev compartilha de forma gratuita com outras empresas o seu sistema de gestão energético. A plataforma tem como objetivo principal auxiliar empresas, que utilizam energia elétrica no seu processo produtivo ou na execução da prestação de serviços, a reduzir o consumo de energia, contribuindo para aumentar a eficiência energética no país. Basta acessá-la, preencher um formulário e através dele será gerado um plano de ação para a empresa executar.