Imprensa Relação com Investidores
Acessibilidade

Blog

Como se preparar para um processo seletivo ou entrevista de emprego

Postado em: 29/11/2018,

por Administrador

É muito comum, ao se candidatar a uma vaga, passar pelo tão conhecido processo seletivo. Esse processo é, basicamente, um teste de conhecimento e competências técnicas para a vaga em questão, analisando também o alinhamento cultural, de missão, visão, valores e propósito com a companhia.

Assim como em todo teste, uma boa preparação faz toda a diferença, não é mesmo?! Pensando nisso, criamos esse texto com o objetivo de ajudá-lo a se preparar da melhor maneira para obter bom resultado em seus processos de seleção. Quebramos em 3 partes principais: ANTES, DURANTE e DEPOIS, para avaliar cada etapa com calma.

Vamos lá?

Antes:

  • Currículo: O currículo (CV) é uma etapa muito importante, pois é o primeiro contato do
    candidato com o recrutador. Reveja as informações, e certifique-se de que estão corretas e atualizadas.

    Busque objetividade ao criar o seu CV. Uma única página é o ideal para falar sobre suas experiências acadêmicas e profissionais. Foque no que você acredita que teve maior impacto em sua carreira.

    Outro ponto essencial é a sinceridade: ser transparente e verdadeiro é sempre a melhor abordagem (em todas as etapas do processo).

  • Conheça a empresa: Conhecer a empresa para qual está se aplicando é um ponto crucial da preparação.

    Busque entender o que a empresa faz, os objetivos da organização, últimos eventos e acontecimentos envolvendo a companhia e o setor em geral. Avalie também a missão, visão e valores da empresa, para analisar se eles vão de acordo com os seus propósitos pessoais também.

    image1
    Além de pesquisar no site da empresa e em redes sociais, tente contato com alguém que trabalha na companhia para ter uma visão de quem está no dia-a-dia da operação, e comparar com o estudo feito previamente.

    Se imagine trabalhando na empresa: verifique se você se encaixa nos pré-requisitos da vaga e da área, e de que forma, para saber exatamente como você pode agregar valor ao time, e o porquê de estar se aplicando para essa vaga/companhia. Nesse momento, também é importante avaliar o seu fit cultural com a empresa. Em uma companhia como a Cervejaria Ambev, por exemplo, a cultura é um dos pilares mais fortes e, para que o colaborador consiga performar como deve, é essencial que ele se encaixe (e concorde) com a cultura da empresa. Veja, no vídeo abaixo, Jorge Paulo Lemann, fundador da Cervejaria Ambev, falando um pouco das origens da Cultura Ambev:

  • Prepare suas respostas: É muito importante se preparar para perguntas pessoais e questões sobre suas experiências profissionais anteriores. Lembre-se de que além de avaliar sua resposta em si, essas perguntas também servem para que o recrutador avalie como você fala em público, então falar com calma e confiança é a chave.

    Pesquise sobre perguntas mais comuns e já treine as respostas. Essa prática ajuda a diminuir o nervosismo e ansiedade. Prepare uma apresentação pessoal (“elevator pitch”) de 1 a 3 minutos. Essa apresentação deve conter suas experiências acadêmicas e profissionais, ressaltando bons resultados que obteve e competências desenvolvidas em
    cada estágio da carreira.

  • Prepare suas perguntas: Boas perguntas feitas durante o processo seletivo demonstram interesse por parte do candidato, mostram que a pessoa pesquisou sobre a empresa e foi atrás de mais informações.
  • Treine seu inglês: Para algumas vagas, inglês é obrigatório. E para muitas, é um diferencial. Por isso, treine seu inglês e chegue na entrevista com o idioma o mais fluente possível. Uma boa estratégia é treinar o seu “elevator pitch” em idiomas alternativos para já ficar com o texto na ponta da língua. (Essa dica também se aplica a outros idiomas. Isso depende de empresa para empresa)

Durante:

  • Vista-se adequadamente: Aproveite a pesquisa sobre a cultura da empresa e o bate-papo com colaboradores da companhia para entender qual o “dress-code”. Se preocupar com a vestimenta ajuda a causar uma boa primeira impressão.

  • Desligue os aparelhos eletrônicos: É sempre melhor quando não temos distrações e focamos 100% na atividade que estamos fazendo, certo?! Para evitar distrações, desligue o computador, celular, tablet, etc, ao chegar no local do processo seletivo.

    image2

  • Boa comunicação é importante: Fale pausadamente, de forma objetiva e com clareza. Dessa forma, você garante que está passando a mensagem ao entrevistador. E lembre-se que quase 60% de toda a nossa comunicação é não-verbal, então cuide também da linguagem corporal: mantenha a postura e contato visual. Tenha confiança e seja você mesmo.

  • Saiba falar dos seus defeitos: Além de saber “se vender”, é muito importante se preparar para falar dos seus defeitos. É importante ser sincero e conseguir expor pontos a desenvolver, pois isso mostra que o candidato se conhece, assim como a estratégia que está usando para melhorar esses pontos. Use exemplos e seja coerente.

  • Brilho no olho: Esse é um tópico muito ligado à pesquisa feita anteriormente. Se a pesquisa foi feita com profundidade, o candidato já consegue definir se a empresa tem princípios, valores e propósito condizentes com suas crenças pessoais. E, caso isso aconteça, o brilho no olho e a vontade de ser aprovado no processo seletivo acontecem automaticamente.

  • Trabalhe bem em grupo: Muitos processos seletivos fazem uso de dinâmicas de grupo para avaliar candidatos, então trabalho em grupo é uma habilidade necessária para se destacar nesses eventos.

    É normal querer mostrar seus talentos e conhecimentos, mas cuidado para não “atropelar” os outros. Deixe que as pessoas se expressem normalmente e busque expor suas ideias de forma respeitosa e confiante.

    Tenha iniciativa, demonstre interesse, coopere com o time e tenha foco no resultado.

  • Controle suas emoções: Emoções vão surgir, inevitavelmente, e isso faz parte do processo. É importante ter inteligência emocional e lidar com seus sentimentos.

    Lembre-se que, independente do resultado, o processo seletivo é um aprendizado e te ajudará a aprender e se sair melhor nos seus próximos testes e desafios.

  • Faça perguntas: Momento de fazer aquelas perguntas que você planejou e outras que surgiram durante o processo.

Depois:

  • PASSOU? Parabéns! Boa sorte nesse novo desafio.

  • NÃO PASSOU? Mesmo que não seja aprovado, leve a experiência como um aprendizado, pois cada fase do processo tem algo a ensinar. Uma resposta negativa em um processo seletivo só indica que você não era a pessoa certa para aquela vaga, naquela empresa, naquele momento. Não desanime e continue
    praticando.

image3

E aí, te ajudamos? Se quiser receber mais conteúdos ligados a carreira e novidades sobre vagas da Ambev, inscreva-se abaixo:


Cervejaria Ambev anuncia novas metas ambientais para 2025

Postado em: 22/03/2018,

por Ambev

Compromissos definidos globalmente pela AB InBev marcam o lançamento da 100+, nova plataforma socioambiental da cervejaria.

A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois, anuncia hoje quatro novas metas socioambientais para serem alcançadas até 2025. Os compromissos, definidos pela AB InBev globalmente, são divididos em quatro pilares:

  • Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.
  • Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
  • Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.
  • Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

“Nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor, e é por isso que a gente se engaja em ações para construir um ambiente mais saudável e para fortalecer as comunidades em que estamos inseridos. A mudança climática é o principal problema que aflige o meio ambiente, pois impacta diretamente nossos recursos naturais. Tendo isso em vista, estruturamos nossas metas para 2025 com o objetivo de contribuir com soluções para esses desafios socioambientais”, afirma Carlos Brito, CEO da AB InBev.

O anúncio marca também o lançamento da 100+, nova plataforma socioambiental da AB InBev, que reúne, em um mesmo guarda-chuva, ações antes divididas em três pilares – um mundo mais saudável, limpo e em desenvolvimento –, visto que eles têm uma finalidade comum: a construção de um mundo melhor. Nesse contexto, a plataforma propõe ações de impacto positivo para fora dos muros da cervejaria pelos próximos 100 anos e outros mais, reforçando seu comprometimento com a construção de um legado sustentável.

“Estamos construindo uma companhia para durar e continuar a unir as pessoas pelos próximos 100 anos e além. Nossas novas metas traduzem isso, nossa forma de pensar sobre o legado que queremos deixar para o mundo: a construção de um futuro melhor tem que começar hoje, em cada uma das nossas ações”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

Com o anúncio, a Cervejaria Ambev continua a avançar em seus compromissos socioambientais com o estabelecimento dos objetivos mais ambiciosos até o momento, além de introduzir novos programas que impactam positivamente as comunidades com as quais se relaciona.

No último ano, a cervejaria comunicou que investiu cerca de R$ 1 bilhão em ações que contribuíram para a superação das metas anunciadas em 2013 para serem alcançadas até 2017. Esses projetos envolveram, por exemplo, a adoção de tecnologias de reutilização de efluentes, a substituição de refrigeradores por modelos mais ecológicos, além de medidas de proteção de mananciais e a diversificação da matriz energética, privilegiando o aumento de fontes limpas.

Projetos que contribuem para metas

Ações Climáticas

Dentre os projetos que a Cervejaria Ambev já promove para atingir a meta está a reestruturação de sua matriz energética, que cortou o consumo de combustíveis fósseis e substituiu por óleo vegetal, biomassa e biogás gerado pelas Estações de Tratamento de Efluentes. Além disso, a cervejaria mantém o Frota Compartilhada, projeto pioneiro iniciado em 2012, que consiste na instituição de parcerias com outras empresas para otimizar as operações logísticas de cada uma. O projeto funciona da seguinte forma: os veículos que prestam serviço para a Ambev e retornam às cervejarias vazios depois de abastecerem os centros de distribuição, fazem os trajetos de volta com cargas de empresas parceiras.

Gestão da Água

A água é a principal causa – está no centro das ações de sustentabilidade – da Cervejaria Ambev e, para contribuir com esse objetivo, a cervejaria mantém, por exemplo, o projeto Coalizão Cidades pela Água, da TNC, que atua em 243 municípios incorporando a gestão dos recursos hídricos à preservação de rios e nascentes, com o objetivo de aumentar o acesso à água para mais de 60 milhões de brasileiros em 21 bacias hidrográficas localizadas em 12 regiões metropolitanas. Além disso, a cervejaria mantém o Projeto Bacias, que hoje está em Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP) e Guandu (RJ), em parceria com a TNC, e em Sete Lagoas (MG) em parceria com a WWF. Uma de suas principais frentes é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a produtores rurais, que oferece incentivo financeiro aos agricultores que se comprometerem com práticas de conservação em suas propriedades. O Bacias também financia de maneira integral todas as medidas de conservação necessárias à adequação ambiental da propriedade para que ela esteja apta a participar do projeto. Outro exemplo é a água AMA, que destina 100% do lucro a projetos de acesso à água na região do semiárido. O produto, primeiro negócio social desenvolvido por uma grande empresa no Brasil, já arrecadou mais de R$ 1,4 milhão para a causa, beneficiando cerca de 6.660 pessoas por nove comunidades no Ceará e Piauí.

Agricultura Inteligente

A cervejaria mantém projetos como o Smartbarley, programa global para mapear junto aos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. O trabalho é feito por uma equipe de agrônomos própria, que está em contato direto com os produtores para acompanhar de perto os cultivos, fazer análises comparativas e coleta de dados que possam ajudar a melhorar a gestão econômica e ambiental no campo, bem como rendimento e qualidade da cevada. Seus principais objetivos são aumentar a qualidade do cereal, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer os laços com os agricultores. Atualmente o programa atende 500 campos de produção. A cervejaria também criou o Radar, projeto que alia informações como dados climáticos, coletadas em diversas estações por sentinelas espalhados em determinadas microrregiões, que permitem que o agricultor tome suas decisões sobre o manejo do cultivo de maneira preventiva e sempre ciente sobre as condições atuais. Isso permite aos produtores um aumento de lucros em decorrência da otimização de recursos, além de sistema de produção mais sustentável.

Embalagem Circular

Desde 2014, a Cervejaria Ambev vem buscando ampliar a presença das garrafas de vidro retornáveis, que podem ser reutilizadas cerca de 20 vezes, no mercado. Para facilitar a troca do produto, a companhia investiu na instalação de mais de 900 máquinas de coleta por todo o país, que, em 2017, coletaram mais de 100 milhões de vasilhames. Atualmente, 1 em cada 4 garrafas vendidas nos mercados já é retornável. Além disso, a cervejaria mantém a Ambev Vidros no Rio de Janeiro, uma fábrica que produz garrafas de vidro a partir da reciclagem de cacos. A fábrica é uma das maiores recicladoras de cacos de vidro na América Latina. Aproximadamente 50% da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro, ou seja, de cada dez garrafas produzidas pela Cervejaria Ambev, cinco são fabricadas totalmente com material reciclado, o que representa uma economia anual de mais de 127 mil toneladas de material virgem.

Mais de 1 bilhão de motivos para brindar

Postado em: 22/12/2017,

por Carla Crippa, Diretora de Sustentabilidade

Queremos celebrar não apenas o hoje, mas também o amanhã. Aqui na Ambev temos um sonho que nos inspira todos os dias: unir as pessoas por um mundo melhor. Sonhamos com e vamos deixar um legado que vai muito além dos nossos resultados financeiros.

E neste fim de ano, vamos fazer um brinde especial. Vamos celebrar as pessoas que nos ajudaram a construir um mundo melhor.

Foram conquistas importantes neste ano que passou, das quais todos nós devemos ter muito orgulho. Criamos oportunidades de emprego para 32.000 pessoas e para quase 1 milhão de bares e restaurantes em todo o país. Através da nossa água AMA e da Stella Artois, demos acesso a água potável para 104.000 pessoas e conservamos bacias hidrográficas que abastecem as casas de mais de 10 milhões de brasileiros.

Fomentamos a agricultura sustentável, desenvolvendo 2.150 famílias que cultivam cevada e guaraná. E, através da cerveja Colorado, fomentamos a biodiversidade brasileira com o apoio a microprodutores rurais.

Também levamos a cultura brasileira para mais de 68 milhões de pessoas através da promoção e patrocínio a eventos culturais em todo o país e, com Skol,  quebramos paradigmas importantes, abraçando a bandeira da diversidade e do empoderamento feminino.

Mas isso só foi possível porque você escolheu os nossos produtos. E porque temos as melhores pessoas trabalhando conosco. Muito obrigada!

Venha saber mais sobre as nossas realizações assistindo ao vídeo abaixo e vamos juntos continuar unindo as pessoas por um mundo melhor.

Como juntos podemos fazer um mundo melhor

Postado em: 27/09/2017,

por Ambev

No último domingo, ficamos muito contentes de ver que o Faustão, um dos principais apresentadores do país, abriu espaço em seu programa para falar sobre a água AMA. Na segunda-feira, foi a vez da apresentadora Fátima Bernardes falar sobre AMA no ar, reforçando o envolvimento dos moradores das comunidades na manutenção dos projetos e na nossa preocupação com a sustentabilidade destas regiões. A AMA é um dos projetos que nos dá mais orgulho aqui na cervejaria Ambev, afinal 100% do lucro dela é revertido para projetos de acesso à água em regiões de seca no país. Esse é o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil e tem mobilizado milhares de pessoas e unido todas elas para ajudar os mais de 30 milhões de brasileiros que ainda não têm água limpa em suas casas.

Desde que foi lançada, no começo do ano, a AMA mobiliza cada vez mais pessoas em prol de uma causa tão legal. São redes de supermercado, personalidades e nosso time interno. Todos compartilhando do mesmo desejo: levar água para quem não tem.

Agora, começamos uma nova jornada. Estamos em busca de empreendedores em todo o mundo que tenham uma solução inovadora para combater a escassez hídrica para participar da “Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à Água”. Queremos tornar possíveis estes projetos, investindo em novos negócios sociais. Quem nos ajudará novamente será a Yunus Negócios Sociais, responsável pelo planejamento e condução dos treinamentos, mentorias e workshops. Juntos, procuramos empreendedores com projetos que atendem alguns critérios, mas o mais importante é que a solução apresentada possa ser replicada nas comunidades que a AMA já beneficiou, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano, no Ceará. As inscrições já estão abertas no site http://www.pipe.social/.

Todo mundo pode ajudar quem não tem água. Seja comprando AMA, seja oferecendo AMA nas prateleiras, seja falando sobre a AMA, seja criando um projeto incrível para levar água para o semiárido. Afinal, tudo isso faz do mundo um lugar melhor!

Trainee Industrial: talentos em maturação

Postado em: 22/03/2017,

por Mauricio Soufen, Vice-presidente de excelência cervejeira

AMBEV-blog-header_02-03
Quando escolhi engenharia mecatrônica, não imaginava que cerveja estaria na minha rota. Unir paixão e trabalho já seria um grande privilégio, mas paixão, trabalho e hobby me parecia um sonho dos grandes. Só que aconteceu comigo. Em 1996, entrei na Ambev, a trilha mais dinâmica da minha vida. Aqui, tive – e ainda tenho – grandes oportunidades. Vivi na Escócia e na Bélgica, berços cervejeiros, trabalhando como gerente de cervejaria. Conheci um pouquinho mais do Brasil como diretor regional do Norte/Centro-Oeste e fui diretor técnico do Centro de Engenharia, em Jacareí.

E agora, as oportunidades que vivi podem chegar para você também. Estou atrás dos meus sucessores para participarem do Programa Trainee Industrial. Aqui na Ambev, buscamos pessoas que possam ser melhores do que nós mesmos. Com conhecimento técnico e que entendam que desenvolver é ganhar autonomia para trilhar o seu próprio caminho: do plantio à colheita; das primeiras transformações dos ingredientes à maturação dos sabores mais especiais. Acompanho pessoalmente as carreiras e o desenvolvimento de cada trainee. Cuidar das nossas pessoas e do nosso futuro é o que mais gosto no meu trabalho.

Conheça a trajetória do Leonardo e, a partir dela, fique por dentro de todos os passos do Programa Trainee Industrial

A receita de sucesso começa nas pessoas. É por isso que trabalhamos com muito cuidado na escolha e no desenvolvimento de cada um dos componentes que vão fazer parte do Trainee Industrial, o programa que leva os grandes talentos para dentro do coração da Ambev: as nossas cervejarias. É lá que as bebidas acontecem. É lá que os mestres cervejeiros se formam.

Durante o treinamento, os nossos futuros líderes passam por áreas estratégicas, em que são responsáveis pela qualidade das nossas bebidas, e absorvem um padrão de excelência em tudo o que fazem. Com um dia a dia cheio de grandes desafios, concluem o programa prontos para abraçar todo o seu potencial e alcançar maturação profissional. O resultado é talento transformado em liderança.

Os nossos trainees crescem na velocidade e na proporção das suas possibilidades. E a oportunidade está aqui: faça acontecer!

Inscreva-se no Programa Trainee Industrial Ambev!

Um brinde à 2016 e Feliz 2017!

Postado em: 03/01/2017,

por Ambev

whatsapp-image-2016-12-07-at-15-45-07

Seja bem-vindo à temporada de comemorações para celebrar o ano que passou e nos animarmos para viver um 2017 ainda melhor.  2016 foi um ano de muitos desafios e conquistas. Um ano para acreditar e se reinventar.

Tudo começou com um verão e muitos Carnavais animando os brasileiros em todos os cantos do país. Celebramos o centenário do samba e embalamos os maiores festivais sertanejos do Brasil e inúmeros show internacionais. Em agosto, com todos os brasileiros, nos orgulhamos e vibramos por ajudar a fazer do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos Rio 2016, também a maior festa de todos os tempos!

Foi épico e tivemos a certeza de que quando se tem um sonho grande tudo é possível. Com otimismo, seguimos apostando e investindo no Brasil. Inauguramos duas novas cervejarias – uma em Ponta Grossa (PR) e a outra em Uberlândia (MG); ampliamos nosso portfólio com a refrescante parceria com a Do  Bem; e realizamos o Dia de Responsa, a maior ação da nossa história para promover o consumo inteligente de bebidas alcoólicas.

Em 2016, nós também superamos a nossa meta de redução de consumo de água na produção, que estava prevista para ser atingida somente em 2017 e, com as nossas embalagens retornáveis deixamos de colocar em circulação 2,5 milhões de toneladas de vidro, o que corresponde ao lixo gerado pela população do Rio de Janeiro durante um ano.

Todas essas conquistas nos colocam mais perto de realizar o nosso sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Com essa missão, mudamos a história da publicidade do segmento com as campanhas de Skol, Skol Beats e Budweiser. Inclusivas, elas somaram na discussão da diversidade e do respeito.

Por tudo isso, queremos celebrar e agradecer você que nos acompanhou todo ano com tantas boas notícias.

Um brinde à 2016 e Feliz 2017!

A redução do consumo de água é da nossa conta!

Postado em: 08/12/2016,

por Carla Smith, Gerente de Sustentabilidade da Ambev

Ambev_Site_BLOG-Saveh-22-11-e1485344553322

A água representa 90% do nosso principal produto – A CERVEJA – e, cuidar dela é da nossa conta. Há mais de 20 anos temos diversos projetos e um sistema de gestão focado em diminuir o consumo nas nossas cervejarias e recuperar efluentes em todo o Brasil. A verdade é que nunca estamos totalmente satisfeitos. Podemos caminhar sempre mais longe. Mas até aqui colhemos excelentes resultados: em 13 anos reduzimos 40% o nosso consumo de água. É uma gratificante trilha que nos ajuda a acumular conhecimento, experiência e grandes resultados na gestão da água.

Dentro de casa, investimos em tecnologias de ponta e estimulamos o nosso time a criar inovações que otimizem os processos e reduzam o consumo de água na produção das nossas bebidas. Ficamos supercontentes quando adiantamos a nossa meta global, em dois anos, e diminuímos para 3,2 litros o volume de água necessário para produzir 1 litro de bebida.

Além dos nossos muros, organizamos o Projeto Bacias para recuperar e preservar importantes bacias hidrográficas do Brasil; participamos da iniciativa da Coalizão Cidades pela Água, liderada pela ONG The Nature Conservancy (TNC); e promovemos ações de prevenção em todas as regiões do país, inclusive nas áreas que não enfrentam problemas com a escassez hídrica.

Nos preocupamos, de verdade, com os recursos. E sabemos que ao compartilhar o que aprendemos nessa caminhada, vamos fazer o mundo um lugar muito melhor. Chegou a hora de darmos um novo passo: estamos lançando o saveh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência), um programa gratuito de excelência em água para incentivar pequenas e médias empresas a se unirem no cuidado com a água. Estamos compartilhando com o mundo o que aprendemos ao longo de toda a nossa jornada nesse projeto.

Mais iniciativas
Recentemente, passamos a participar do CEO Water Mandate, um grupo de empresas que formam uma rede global de líderes com um objetivo em comum: buscar soluções eficientes para o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

Acreditamos em iniciativas que somem esforços tanto dentro de casa como além dos nossos muros. É assim que os projetos ganham corpo, força e alcançam resultados que influenciam no desenvolvimento das condições para a sociedade. Sabemos que juntos podemos alcançar um mundo melhor. Trabalhamos duro e com vontade para isso! Venha fazer parte dessa mudança!

O lucro que não interessa

Postado em: 26/09/2016,

por Bernardo Paiva, CEO da Ambev

Bernardo-no-dia-de-responsa

Quando falamos que não nos interessa o lucro da venda ou consumo indevidos das nossas cervejas – ou seja, em excesso, por menores de 18 anos e ainda associado à direção – pode soar contraditório. “Como assim? É lucro.” Mas esse, definitivamente, a gente não quer. Empenhar-se para que o produto que você cria e vende não prejudique a sociedade, é firmar um contrato vitalício de cuidado e atenção com a mesma.

A cerveja faz parte do cotidiano de nós, brasileiros, há mais de cem anos. Estamos e queremos continuar a estar nas mesas de almoço de família, festas dos amigos, churrasco no final de semana, happy hour e em outros momentos de confraternização, de alegria. Por isso, moderação é palavra de ordem. Afinal, quando consumida indevidamente, a bebida alcoólica é capaz de causar prejuízos indiscutíveis. Essa é a realidade e não pode ser ignorada. E, de nada adianta esperar de braços cruzados ou advogar pela redução do consumo exagerado sem adotar medidas concretas. A alteração dessa realidade só é possível com o engajamento de diversos setores da sociedade. Dentre eles, nós, o setor de bebidas, ponta inicial dessa cadeia e dona de um grande potencial para disseminar mensagens e unir as pessoas. Trabalhar com firmeza e de forma constante para que nossa cerveja seja consumida apenas de forma inteligente é da nossa conta enquanto cervejeiros.

LD_post01

Por isso mesmo, decidimos – o grupo Anheuser Busch InBev como um todo – assumir metas concretas e públicas para incentivar o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Entre os compromissos, está o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas para 20% até 2025. Além do investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em programas de conscientização sobre os riscos do consumo indevido; a escolha de seis cidades ao redor do mundo para trabalhar iniciativas piloto que possam reduzir o consumo irresponsável em 10%; e também enfatizar a comunicação do tema nos rótulos das nossas cervejas.

No Brasil, estamos comprometidos a contribuir sobremaneira para alcançarmos essas metas. Elas são um importante passo dentro da trajetória que temos trilhado há mais de uma década em defesa da cultura da moderação. Compromisso que é renovado anualmente no chamado Dia de Responsa, data em que paramos toda a companhia para sair às ruas promovendo o consumo responsável em milhares de bares e restaurantes.

Sabemos que não se constrói um mundo melhor sozinho. Acreditamos no trabalho em rede, unindo empresas, órgãos públicos, instituições não governamentais e população em geral em torno de um objetivo comum: o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Isso é da nossa conta.


Prazer, esses somos nós

Postado em: 09/08/2016,

por Ambev

blog-bem-vindos

Estamos lançando um espaço dedicado aos nossos assuntos favoritos. Entre, sente e discuta com a gente!

Depois de mais de um século levando as melhores bebidas aos nossos consumidores, adquirimos muita experiência. Experiência de sabor e de negócios!

Este espaço nasceu para dividir com você o que fazemos de melhor. Queremos compartilhar o nosso conhecimento. Ilustrar os contextos. Ajudar o mundo a ser um lugar melhor!

Depois de tantos anos vivendo intensamente todas as etapas, viemos aqui para dividir com você as nossas experiências, as tendências do nosso mundo e até mesmo os nossos melhores SEGREDOS.

O nosso compromisso é celebrar com você. JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!