Como juntos podemos fazer um mundo melhor

Postado em: 27/09/2017,

por Ambev

No último domingo, ficamos muito contentes de ver que o Faustão, um dos principais apresentadores do país, abriu espaço em seu programa para falar sobre a água AMA. Na segunda-feira, foi a vez da apresentadora Fátima Bernardes falar sobre AMA no ar, reforçando o envolvimento dos moradores das comunidades na manutenção dos projetos e na nossa preocupação com a sustentabilidade destas regiões. A AMA é um dos projetos que nos dá mais orgulho aqui na cervejaria Ambev, afinal 100% do lucro dela é revertido para projetos de acesso à água em regiões de seca no país. Esse é o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil e tem mobilizado milhares de pessoas e unido todas elas para ajudar os mais de 30 milhões de brasileiros que ainda não têm água limpa em suas casas.

Desde que foi lançada, no começo do ano, a AMA mobiliza cada vez mais pessoas em prol de uma causa tão legal. São redes de supermercado, personalidades e nosso time interno. Todos compartilhando do mesmo desejo: levar água para quem não tem.

Agora, começamos uma nova jornada. Estamos em busca de empreendedores em todo o mundo que tenham uma solução inovadora para combater a escassez hídrica para participar da “Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à Água”. Queremos tornar possíveis estes projetos, investindo em novos negócios sociais. Quem nos ajudará novamente será a Yunus Negócios Sociais, responsável pelo planejamento e condução dos treinamentos, mentorias e workshops. Juntos, procuramos empreendedores com projetos que atendem alguns critérios, mas o mais importante é que a solução apresentada possa ser replicada nas comunidades que a AMA já beneficiou, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano, no Ceará. As inscrições já estão abertas no site http://www.pipe.social/.

Todo mundo pode ajudar quem não tem água. Seja comprando AMA, seja oferecendo AMA nas prateleiras, seja falando sobre a AMA, seja criando um projeto incrível para levar água para o semiárido. Afinal, tudo isso faz do mundo um lugar melhor!

A redução do consumo de água é da nossa conta!

Postado em: 08/12/2016,

por Carla Smith, Gerente de Sustentabilidade da Ambev

Ambev_Site_BLOG-Saveh-22-11-e1485344553322

A água representa 90% do nosso principal produto – A CERVEJA – e, cuidar dela é da nossa conta. Há mais de 20 anos temos diversos projetos e um sistema de gestão focado em diminuir o consumo nas nossas cervejarias e recuperar efluentes em todo o Brasil. A verdade é que nunca estamos totalmente satisfeitos. Podemos caminhar sempre mais longe. Mas até aqui colhemos excelentes resultados: em 13 anos reduzimos 40% o nosso consumo de água. É uma gratificante trilha que nos ajuda a acumular conhecimento, experiência e grandes resultados na gestão da água.

Dentro de casa, investimos em tecnologias de ponta e estimulamos o nosso time a criar inovações que otimizem os processos e reduzam o consumo de água na produção das nossas bebidas. Ficamos supercontentes quando adiantamos a nossa meta global, em dois anos, e diminuímos para 3,2 litros o volume de água necessário para produzir 1 litro de bebida.

Além dos nossos muros, organizamos o Projeto Bacias para recuperar e preservar importantes bacias hidrográficas do Brasil; participamos da iniciativa da Coalizão Cidades pela Água, liderada pela ONG The Nature Conservancy (TNC); e promovemos ações de prevenção em todas as regiões do país, inclusive nas áreas que não enfrentam problemas com a escassez hídrica.

Nos preocupamos, de verdade, com os recursos. E sabemos que ao compartilhar o que aprendemos nessa caminhada, vamos fazer o mundo um lugar muito melhor. Chegou a hora de darmos um novo passo: estamos lançando o saveh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência), um programa gratuito de excelência em água para incentivar pequenas e médias empresas a se unirem no cuidado com a água. Estamos compartilhando com o mundo o que aprendemos ao longo de toda a nossa jornada nesse projeto.

Mais iniciativas
Recentemente, passamos a participar do CEO Water Mandate, um grupo de empresas que formam uma rede global de líderes com um objetivo em comum: buscar soluções eficientes para o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

Acreditamos em iniciativas que somem esforços tanto dentro de casa como além dos nossos muros. É assim que os projetos ganham corpo, força e alcançam resultados que influenciam no desenvolvimento das condições para a sociedade. Sabemos que juntos podemos alcançar um mundo melhor. Trabalhamos duro e com vontade para isso! Venha fazer parte dessa mudança!