A água é da nossa conta!

_sustentabilidade_agua_B_770x320

Meta: Melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.

Como uma empresa de bebidas, a água é nossa principal matéria-prima e a sua preservação está na estratégia do nosso negócio, não só porque representa mais do que 90% da cerveja, nosso principal produto, mas porque se trata de um recurso essencial para o bem-estar econômico, social e ambiental da sociedade. Por isso, há mais de 20 anos, trabalhamos para diminuir o índice de consumo de água nas nossas cervejarias e unidades fabris e nossa visão de sustentabilidade prioriza uma gestão pautada pela redução no consumo, preservação de bacias hidrográficas e acesso à água potável.

Com investimento em inovação, tecnologia, escuta ativa e compartilhamento de melhorias operacionais, equipamentos mais tecnológicos de reúso, evitamos o desperdício e conseguimos reduzir em 55% o consumo de água em nossas plantas nos últimos 18 anos, superando a meta de eficiência hídrica estabelecida para 2025. A média para cada 1 litro de cerveja produzida caiu de 5,36 litros de água para 2,4 litros – índice que é referência mundial na indústria de bebidas. E mais de 70% das cervejarias localizadas em áreas de alto risco hídrico já alcançaram resultado de 2hl por hl de cerveja produzida, meta também estabelecida para 2025.

Para alcançar a nossa meta pública até 2025 de melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona, desenvolvemos trabalhos com a comunidade, ONGs, setor público e privado para que possamos trabalhar juntos em prol da segurança hídrica, do acesso à água e na conservação das bacias hidrográficas. Você pode conferir cada uma dessas iniciativas abaixo.

As nossas
iniciativas

ÁGUA AMA

Criada com o objetivo de transformar a realidade de milhares de pessoas que não têm acesso à água, a AMA é o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil. Tendo a transparência como umde nossos valores, todo o lucro obtido com venda da AMA é revertido a projetos que levam água potável a comunidades do semiárido e de periferias urbanas do Brasil.

Como exemplos de projetos apoiados estão a perfuração de poços profundos; a revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes;

e a construção de cisternas em escolas.

As águas AMA são vendidas em quatro versões: garrafas plásticas de 500 ml e de 1,5l, e em latas de 350 ml nas opções com e sem gás, 100% recicláveis. Os produtos já arrecadaram mais de R$ 5,9 milhões de lucro, que foram revertidos para 57 projetos de acesso à água potável, beneficiando mais de 50 mil pessoas do semiárido, além de mais de 200 mil pessoas de quase 50 comunidades localizadas em periferias urbanas no país.