Embalagem Circular

Meta: 100% dos nossos produtos devem estar em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente feitas de conteúdo reciclado, até 2025.

A responsabilidade pelo nosso produto vai além do último gole de cerveja. Estamos constantemente procurando maneiras de aumentar o material reciclado em nossas embalagens e aumentar as taxas de reciclagem em todo o mundo através da recuperação e reutilização de vidro, alumínio e pet.

1516043263954_Ambev-Lana-Pinho-187-3

Ano contra ano, aumentamos o conteúdo reciclado em nossas embalagens e continuamos a incentivar o uso de embalagens retornáveis. Um exemplo disso é o Guaraná Antarctica que lançou em 2012, de forma pioneira, a primeira garrafa com 100% de Pet. Hoje, mais de 75% das garrafas de Guaraná são fabricadas com 100% de Pet reciclado e até o final de 2021, vamos chegar a 100% das garrafas. O uso da resina reciclada também contribui para redução de 70% de consumo de energia, redução em média 20% do consumo de água, além de reduzir de maneira significativa as emissões atmosféricas em 40% quando comparando ao processo de fabricação da resina virgem. Para saber mais sobre a neutralização do uso do plástico na nossa cadeia, clique aqui.

Volume da nossa produção no Brasil feita a partir de material reciclado em 2021:

  • o Vidro: 47%
  • o PET: 45%
  • o Alumínio: 75%

Iniciativas

Zero poluição plástica

Vamos eliminar a poluição plástica de nossas embalagens até 2025. Para isso, contamos com 3 estratégias principais: Eliminação e substituição; Embalagens retornáveis e recicladas; e Inovação e parcerias. Para saber mais sobre a evolução da meta e os projetos colocados em prática para alcançá-la, acesse: https://www.ambev.com.br/plasticos/ 

Parcerias

GREEN MINING

Pensando em ampliar nossos esforços pela reciclagem, temos a cada ano buscado novas parcerias dentro do ecossistema que impulsionem a logística reversa de embalagens pós consumo.

Lançamos no final de 2018 um projeto de recolha de vidro descartável em bares e restaurantes, junto à startup Green Mining. Até o momento, ela coletou mais de 2 mil toneladas de embalagens e evitou mais de 375 toneladas de emissões de CO2. Todo o vidro coletado é enviado para nossa fábrica de garrafas no RJ. A Green Mining é uma das startups aceleradas pelo nosso programa Aceleradora 100+ e é voltada para a criação de soluções em reaproveitamento de embalagens. Ela detém um sistema inteligente de logística reversa que identifica os locais de maior geração de resíduos pós consumo e trabalha com coletores registrados (carteira assinada para pessoas que têm poucas oportunidades de emprego).