Juntos à distância
Só existe uma coisa que amamos mais do que fazer bebidas, reunir as pessoas em volta delas. Mas para cuidarmos uns dos outros, o que antes pedia proximidade, agora pede distanciamento. Quando tudo isso acabar, queremos que o nosso brinde volte às mesas dos milhares de bares e restaurantes brasileiros. Mas por enquanto, todos precisamos ir além dos rótulos. Vamos juntos nessa, mesmo que seja de um jeito diferente.
#AlémDosRótulos #TogetherAtADistance
Aqui, você conhece algumas das iniciativas que estamos tomando para tornar o ambiente mais seguro para todos. Juntas, elas já somam R$ 150 milhões de contribuição da Ambev nas ações em ajuda do COVID-19.
Álcool em gel
Para ajudar no combate ao novo coronavírus, a Ambev usou o etanol de suas cervejarias para produzir 1,2 milhão de unidades de álcool gel em embalagens de 237ml. Para a distribuição das primeiras 500 mil unidades foram priorizados hospitais públicos nas áreas mais afetadas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, conforme orientação das secretarias de saúde. No dia 3 de abril anunciamos que dobraremos a produção, distribuindo outras 500 mil unidades para atender todas as Unidades Federativas do país. Conseguimos aumentar ainda mais a nossa produção para acrescentar outras 200 mil unidades e atender mais pessoas, expandindo a ajuda. Todas as 1,2 milhão de unidades já foram entregues.
Ampliação de Hospital
Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Gerdau e o Hospital Albert Einstein, a Ambev ampliou em 100 leitos o Hospital do M’boi Mirim, em São Paulo. Dos 100 leitos, 40 foram entregues em 20 dias, e os outros 60 leitos em 16 dias. Ao final da jornada, conseguimos entregar os 100 leitos em 36 dias, sendo a obra hospitalar mais rápida da história do Brasil. E a melhor parte é que esses leitos não só vão ajudar no combate ao COVID-19, mas também serão um bem que ficará para a rede pública paulista.
Máscaras
A proteção do rosto é uma das principais formas para ajudar na prevenção da Covid-19. Por isso, fabricamos 3 milhões de máscaras do tipo face shield, que cobrem o rosto todo, e doar para profissionais de saúde do país. Essa quantidade seria o suficiente para atender cada profissional de saúde do Brasil, considerando que existem quase 3 milhões cadastrados oficialmente no Datasus. A produção foi feita a partir do PET, mesmo material utilizado nas embalagens de Guaraná Antarctica. Todas as máscaras foram entregues ao Ministério da Saúde.
Inclusive, nossa meta é ir além, por isso, estamos compartilhando o projeto das máscaras face shield para que outras empresas também possam trabalhar nessa iniciativa, produzindo mais máscaras para combater o corona vírus e proteger nossos heróis da saúde. Para acessar o material,
Mapeamento Preventivo de Interação
Em um momento como este que estamos passando, proteger a nossa gente é prioridade aqui dentro da Ambev. Por isso, começamos a usar o MPI (Mapeamento Preventivo de Interação), um aplicativo para smartphones que usa Bluetooth para mapear as aproximações físicas entre funcionários dentro das fábricas. O app foi desenvolvido pelo nosso time de inovação em parceria com a startup NearBee e, com ele, podemos manter as operações funcionando em segurança e evitar que o vírus se espalhe. É uma solução simples, que não utiliza dados pessoais ou de localização e as informações só podem ser acessadas por nossas equipes médicas em caso de necessidade.
Com o aplicativo, caso um funcionário teste positivo para COVID-19, é possível saber quais foram suas interações com outras pessoas e quanto tempo elas duraram, mapeando quem são as pessoas possivelmente infectadas. O app começou a ser testado na unidade de Jaguariúna (SP) em meados de abril de 2020 e agora está em todas a operações fabris e centros de distribuição da Ambev.
Videolaringoscópio
Utilizando nossa fazenda de 30 impressoras 3D localizada na cervejaria de Guarulhos (SP), e a parceria com o Sírio-Libanês desenvolvemos um equipamento médico chamado videolaringoscópio, que ajuda profissionais de saúde a intubar pacientes com problemas respiratórios, como os causados pela COVID-19. O equipamento é essencial para ajudar a proteger os médicos que, normalmente, precisam se aproximar muito dos pacientes para intubá-los e correm o risco de se expor ao vírus. Com o videolaringoscópio é possível realizar o procedimento a uma distância segura. Atualmente, nenhuma empresa brasileira produz o equipamento. O modelo nacional foi desenvolvido pela startup Forge, que faz parte do nosso ecossistema de inovação. Graças a essa novidade, pudemos oferecer o equipamento a um custo de R$40, sendo que os modelos importados chegavam a custar cerca de US$ 2 mil.
O equipamento foi testado em manequins e começará a ser avaliado em estudo clínico no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e no Instituto Central (ICHC), ambos Institutos do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Mais uma vez vemos que juntos somos mais fortes e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar os heróis da saúde e os brasileiros.
#REDESCUBRA O PARAÍSO
O projeto Redescubra o Paraíso, criado pela marca Corona, surgiu para dar uma força para o turismo enquanto a gente precisa ficar em casa. Se você quiser ajudar o paraíso que você tanto ama, você pode comprar sua viagem agora, ajudar um hotel e viajar apenas quando se sentir seguro. A melhor parte é que a primeira diária é por conta da Corona! Os vouchers para as viagens poderão ser usados até 30 de novembro de 2021. Serão 5 mil diárias pagas e mais de 200 hotéis ajudados. Vamos juntos redescobrir o paraíso? Acesse o site do projeto clicando abaixo!
Goma de Mandioca
A Legítima, produzida no Ceará e a Nossa, produzida em Pernambuco, são duas das nossas cervejas que surgiram para ajudar as famílias dessas regiões, oferecendo aos produtores locais de mandioca, uma fonte de renda sustentável. Durante a pandemia do COVID-19, em que muitas famílias brasileiras estão até mesmo sem acesso a comida, essas marcas decidiram expandir a ajuda. Legítima e Nossa, doaram 10 toneladas de goma de tapioca para 10 mil famílias do Ceará e 10 toneladas para 10 mil famílias de Pernambuco. Para produzir o alimento, direcionamos 7 toneladas de fécula de mandioca, a mesma que é utilizada na produção dessas cervejas. Contamos com a contribuição dos nossos parceiros Goma Fresca Pinheiro (Ceará) e Zé de Lima (Pernambuco), pata transformarem a fécula em tapioca.
Sabão de mandioca
No combate ao COVID-19, a higiene é algo muito importante e pensando nisso a nossa cerveja Magnífica decidiu doar 100 mil unidades de sabão para comunidades do Maranhão. A “Maguinha”, assim como foi apelidada pelo povo maranhense, é produzida a partir da mandioca. Dessa forma, parte da fécula de mandioca comprada dos produtores locais do Estado do Maranhão será destinada para produzir o sabão que irá ajudar famílias no combate ao vírus!
Apoie um restaurante | Stella
A Stella Artois criou em março de 2020 a plataforma #ApoieUmRestaurante, onde os consumidores podem comprar um voucher de R$100 com 50% de desconto, pagando apenas 50 reais, para usar no futuro – quando o seu restaurante favorito voltasse a funcionar. Os estabelecimentos ficaram responsáveis por arcar com R$25 do voucher, enquanto a gente da Ambev, em parceira com a Nestlé e a Nespresso, doamos R$25 aos estabelecimentos a cada voucher vendido. E o melhor: no dia seguinte da compra do voucher o restaurante já recebia o valor através de sua conta no Donus, uma conta digital focada em donos de pequenos e médios negócios do Brasil. No total, foram 150 mil vouchers disponíveis e 5.299 estabelecimentos cadastrados participando da iniciativa, sendo que foram vendidos mais de 140 mil vouchers, ajudando mais de 4 mil restaurantes ao redor do país e injetando mais de 11 milhões de reais no mercado. Os vouchers ficaram disponíveis até agosto de 2020 no link do botão abaixo!
Ajude um Buteco | Bohemia
A nossa cerveja Bohemia criou a plataforma “Ajude um Buteco”, na qual consumidores puderam com
No total foram vendidos 42.
OneTeam Live Festival | Budweiser
A Bud acredita que a música pode nos conectar mesmo quando estamos isolados. Por isso, uniu músicos e fãs através do #OneTeamLiveFestival, um movimento para arrecadar fundos que serão revertidos em kits de proteção para os heróis da saúde. 100% das doações serão revertidas para o Fundo de Crise Coronavírus dos Médicos Sem Fronteiras, organização que está na linha de frente ajudando milhares de vidas em mais de 50 países, incluindo o Brasil, no combate à pandemia do novo coronavírus. O One Team Festival aconteceu no dia 26/04 de 2020, unindo músicos brasileiros para o primeiro festival multiplataforma, durante o qual todo mundo pôde ajudar doando qualquer valor! A doação inicial foi feita pela própria Budweiser, que anunciou a contribuição de R$1,5 milhões para a causa. Qualquer pessoa podia fazer doações através do site https://budweiser.abraceumacausa.com.br/. Através das doações no site e das doações de celebridades parceiras foram arrecadados aproximadamente R$132 mil para a ação.
Expansão Zé Delivery
O momento é de apoio mútuo e fortalecimento de parcerias. Para que os donos de bares e demais empreendedores pudessem garantir uma renda extra, transformamos os comércios, de diferentes regiões do Brasil, em pontos de distribuição de bebidas para o Zé Delivery.
Expansão Empório da Cerveja
Com bares e restaurantes fechados por causa da pandemia do COVID19, muitas cervejarias artesanais perderam seu principal canal, em alguns casos, o único, para chegar ao seus consumidores. Frente a isso, decidimos disponibilizar o nosso e-commerce, o Empório da Cerveja, para que algumas microcervejaria possam vender suas cervejas em nossa plataforma. Além disso, pensando em deixar os produtos mais acessíveis, estamos tirando a margem de lucro do Empório, mantendo apenas o necessário para bancar custos operacionais.
Doktor
HBSIS, um dos nossos principais hub de tecnologia, é apoiadora do Doktor, um projeto que ajuda a população no combate ao Covid-19. Esta ferramenta permite que médicos da rede pública de saúde façam atendimentos online por vídeo. A plataforma já está funcionando em Blumenau, fazendo a triagem de pessoas com sintomas do vírus da COVID-19 e ajudando a reduzir a sobrecarga do sistema de saúde da cidade. Até agora, mais de 25 mil pessoas já foram atendidas através da ferramenta.
Doação de água AMA
A higiene é algo muito importante para o combate ao Covid-19, mas o acesso à água potável é limitado em muitas comunidades brasileiras. Por isso, a água AMA, marca de água mineral da Ambev que destina 100% do lucro para levar água potável para as comunidades com dificuldades de acesso no país, decidiu doar 700 mil garrafas de 2L de AMA. Esta água foi doada a 140 comunidades e 18 hospitais em SP e no RJ que estiveram sem acesso à água no ápice da pandemia da COVID-19 em 2020. Foram mais de 240 mil pessoas apoiadas com água para beber, cozinhar e ajudar na higiene das famílias auxiliadas. A distribuição da água para as periferias aconteceu a partir do dia 9 de maio de 2020 em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa).
Movimento Nós
O Movimento Nós, composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo, foi criado com a intenção de dar apoio ao pequeno varejo na retomada de seus negócios assim que as atividades forem liberadas. Juntas, as empresas vão investir R$370 milhões, beneficiando mais de 300 mil de pequenos comércios em todo Brasil. Esses bares, lanchonetes, padarias, restaurantes e mercearias empregam cerca de 1 milhão de pessoas, gerando impacto positivo em milhares de famílias brasileiras.
Cuidados com nossa gente
Este é um momento delicado para todos e que pede cuidados especiais. Principalmente com a nossa gente. Por isso, criamos um Comitê composto por toda a liderança da companhia, que acompanha e atualiza diariamente sobre todas as discussões a respeito do Covid-19. Juntos, cuidamos uns dos outros, mesmo à distância. Saiba mais sobre o que foi decidido até aqui: Para as pessoas do grupo de risco, o home office/trabalho remoto passou a ser obrigatório por tempo indeterminado. Para a nossa gente que trabalha nos escritórios e os vendedores externos, estabelecemos a prática do home office/trabalho de casa para todo o grupo. Em nossas fábricas redobramos todos os protocolos de higiene e segurança, restringindo, inclusive, o número de pessoas em áreas comuns. A medida também se aplica ao uso de fretados. Limite máximo de 20 pessoas por veículo, e sempre com espaço de uma poltrona entre as pessoas. O mesmo para os refeitórios, onde a distância mínima de um metro e meio entre as pessoas vem sendo respeitado. Além disso, estamos medindo a temperatura dos funcionários e adotado o “lava pés”, uma prática extra que identificamos para higienização das nossas cervejarias. E o mais importante: caso qualquer funcionário tenha os sintomas, ele e as pessoas com quem ele teve contato nos últimos cinco dias seguem diretamente para quarentena e passamos a acompanhar o caso. Com muita colaboração coletiva, adotamos todas medidas preventivas necessárias. Desde o básico, como reforço da constante higienização das mãos; até o uso de conteúdos de conscientização, com vídeos explicando as melhores práticas para a higienização do local de trabalho, limpeza de pontos de contato do veículo, educação alimentar e adoção de exercícios físicos na rotina diária. Adotamos também a prática de ficar apenas duas pessoas por cabine, sempre com as janelas abertas; e, no momento da entrega, manter sempre uma distância de dois metros e fazer no menor tempo possível.