Equidade Racial

A nossa jornada na Ambev rumo à equidade racial é recente, mas já começou a deixar legados importantes e tem objetivos claros para os próximos anos. Conheça aqui algumas das nossas principais iniciativas.

grafico

COMPROMISSO

O principal resultado do trabalho do nosso Comitê Diversidade & Inclusão – Capítulo Racial deste ano foi a criação de 13 objetivos, com formas de mensuração e prazos de atingimento claros para cada um dos pilares do nosso compromisso com a equidade racial. Aqui a gente pretende divulgar e atualizar estes objetivos conforme progredimos na sua implementação. Conheça ele em maior detalhe a seguir:

compromisso-1

COMITÊ DIVERSIDADE & INCLUSÃO – CAPÍTULO RACIAL

Em junho de 2020 constituímos um comitê de especialistas externos relacionados à pauta racial, composto por: Adriana Barbosa, idealizadora do Festival Feira Preta, reconhecido como o maior evento de cultura negra da América Latina; Liliane Rocha, fundadora da Gestão Kairós, uma empresa focada em diversidade e sustentabilidade, além de ser autora do livro “Como ser um líder inclusivo”; Ítala Herta, cofundadora do Vale do Dendê, aceleradora do nordeste com foco em diversidade, e fundadora da Iniciativa Divers.SSA, iniciativa para fomentar o empreendedorismo social de impacto social do Norte e Nordeste; e o Prof. Helio Santos, mestre em administração e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade.  

Além das lideranças externas, fazem parte do comitê também lideranças internas da Ambev: Eduardo Lacerda, Presidente da Ambev Brasil, Carla Crippa, vice-presidente de Relações Institucionais da Ambev Brasil; Ricardo Melo, Vice Presidente de Gente da Ambev América Latina; Joilson Conceição, Diretor da Cervejaria Rio de Janeiro; Indianara Dias e Marcos Madeira, membros do BOCK; e Illana Kern, Head de Gente da Ambev Brasil.

O PLANO

FRENTE 1: AMPLIAR REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM CONTRATAÇÕES E PROMOÇÕES

1-1

FRENTE 2: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PAUTA

2-1

FRENTE 3: FOMENTAR DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ECOSSISTEMA

3-1

Grupo de Afinidade: BOCK

BOCKO BOCK, nosso grupo de afinidade étnico-racial, foi criado em 2017, e hoje conta com mais de 700 membros espalhados por todo país. São profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos que participam desse grupo. O grupo surgiu para servir como plataforma de acolhimento, engajamento e representatividade para pessoas negras na Ambev, além de discussão e desenvolvimento de iniciativas de cunho étnico-racial. A atuação desse grupo veio evoluindo: hoje são consultores dentro da Ambev em assuntos relacionados à pauta racial, ajudando as marcas e a empresa a caminharem para o melhor lugar, auxiliando na construção de projetos, opinando sobre formas de falar e abordagem de temas. Também criam rodas de conversas e eventos para ajudar a expandir essa discussão para toda a Ambev.

CAPACITAÇÃO

O treinamento de diversidade, inclusão e viés inconsciente ocorre todos os anos desde 2016 na Ambev, com o objetivo de ajudar nosso time a identificar e mitigar seus vieses inconscientes no recrutamento, avaliação e engajamento de seus times. Nesse treinamento é falado sobre tipos de vieses inconscientes, marcadores sociais, preconceitos, termos adequados a serem usados, dentre outros assuntos relacionados ao tema. Ele foi feito em parceria com fornecedores externos que têm expertise no assunto e todo ano é reciclado para evoluir, ficar mais completo e se adaptar a novos temas. Ele está disponível na plataforma online de aprendizagem da Ambev, a Ambev ON, para que todos possam fazer e, além disso, antes de toda reunião de avaliação anual de competências dos nossos funcionários, é realizado um treinamento de viés inconsciente focado nas lideranças da empresa, para atualizá-los do assunto.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Grande parte da nossa liderança vem dos programas de entrada na Ambev, especialmente o Trainee e o Estágio. Por isso, consideramos fundamental atualizar estes dois processos.

  • Representa

Em 2019 criamos o Representa, um programa de estágio exclusivo para universitários negros e complementar ao nosso programa de estágio tradicional.

O Representa foi criado com a ótica de derrubarmos barreiras ocultas à representatividade negra na Ambev. Por exemplo, substituindo a exigência de proficiência no inglês por uma bolsa de estudos para os candidatos aceitos. Outros benefícios específicos do programa incluem um salário extra no primeiro mês de estágio, mentoria, apoio psicológico e orientação financeira e jurídica. Começamos com um piloto com 10 estagiários na nossa área corporativa em São Paulo no início de 2019, e em 2020 ampliamos o Representa, abrindo inscrições para 80 vagas do programa em todo o país. Tivemos 25 mil inscritos e no final contratamos 110 candidatos, que já começaram a trabalhar com a gente.

  • Trainee #AlémDosRótulos

A partir de 2020, também fizemos mudanças importantes no nosso programa de trainee para torná-lo mais inclusivo. Retiramos critérios arbitrários ao longo do processo e passamos a valorizar mais as histórias e trajetórias únicas de cada candidato, reconhecendo o valor agregado que isso pode trazer à competência dos nossos times. Não exigimos mais inglês fluente dos candidatos e oferecemos bolsa de estudos do idioma aos que são aceitos no programa sem fluência. Além disso, incluímos no processo uma plataforma de conteúdo de aprendizagem, dando dicas a todos os participantes sobre como se preparar e também sobre processos de trainee em geral. Com essas mudanças e uma comunicação mais contemporânea e inclusiva, fomos de 38 mil inscritos em 2019 para 120 mil inscritos em 2020. Como filtramos muitos candidatos de alto potencial que não conseguimos acomodar nas nossas vagas, estamos também encaminhando os mesmos a empresas do nosso ecossistema: clientes, fornecedores e parceiros.