Embalagem Circular

 

 

Meta: 100% dos nossos produtos devem estar em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado, até 2025.

 

A responsabilidade pelo nosso produto se estende além do último gole de cerveja. Estamos constantemente procurando maneiras de aumentar o material reciclado em nossas embalagens e aumentar as taxas de reciclagem em todo o mundo através da recuperação e reutilização de vidro, alumínio e pet.

 

 

 

Ano contra ano, aumentamos o conteúdo reciclado em nossas embalagens e continuamos a incentivar o uso de embalagens retornáveis. Um exemplo disso é o Guaraná Antarctica que lançou em 2012, de forma pioneira, a primeira garrafa com 100% de Pet. Hoje, mais de 75% das garrafas de Guaraná são fabricadas com 100% de Pet reciclado e até o final de 2021, vamos chegar a 100% das garrafas. O uso da resina reciclada também contribui para redução de 70% de consumo de energia, redução em média 20% do consumo de água, além de reduzir de maneira significativa as emissões atmosféricas em 40% quando comparando ao processo de fabricação da resina virgem. Para saber mais sobre a neutralização do uso do plástico na nossa cadeia, clique aqui.

 

Volume da nossa produção no Brasil feita a partir de material reciclado em 2021:

  • o Vidro: 48,9%
  • o PET: 22,1%
  • o Alumínio: 75,4%

Iniciativas

    LOGÍSTICA REVERSA

    Pensando em ampliar nossos esforços pela reciclagem, lançamos no final de 2018 um projeto de recolha de vidro descartável em pontos de venda onde é feito o consumo da bebida, como bares e restaurantes, junto à startup Green Mining. A Green Mining, uma das startups aceleradas pelo nosso programa Aceleradora 100+, é voltada para a criação de soluções em reaproveitamento de embalagens. Ela detém um sistema inteligente de logística reversa que identifica os locais de maior geração de resíduos pós consumo, além de capacitar e contratar catadores para a operação. Até o momento, a Green Mining coletou mais de 1400 toneladas de embalagens e evitou mais de 240 toneladas de emissões de CO2. Todo o vidro coletado é enviado para nossa fábrica de garrafas no RJ. O último mês de junho de 2020, a startup foi convidada para integrar o grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

    ZERO POLUIÇÃO PLÁSTICA

    Vamos eliminar a poluição plástica de nossas embalagens até 2025. Para isso, contamos com 3 estratégias principais: Eliminação e substituição; Embalagens retornáveis e recicladas; e Inovação e parcerias. Para saber mais sobre a evolução da meta e os projetos colocados em prática para alcançá-la, acesse: https://www.ambev.com.br/plasticos/This link redirects to another website. This link redirects to another website.

    AMBEV VIDROS

    A cervejaria mantém a Ambev Vidros no Rio de Janeiro, uma fábrica que produz garrafas de vidro a partir da reciclagem de cacos. A fábrica é uma das maiores recicladoras de cacos de vidro na América Latina. Mais de 50% da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro, oriundos de parcerias com empresas logística reversa e cooperativas. Além da reciclagem de vidro, investimos também em garrafas de vidro retornáveis, que podem ser reutilizadas mais de 20 vezes por ano, evitando a necessidade de produzir mais garrafas.

    PONTOS DE COLETA DE VIDRO

    Agora que conhece um pouco do que fazemos para um mundo melhor, caso você também queira descartar seus resíduos de forma correta e não saiba como, esses são alguns dos postos de coleta que temos disponíveis:

     

    Quitanda (São Paulo):

    • Rua Mateus Grou, 159 – Pinheiros
    •  

    Lojas Armazém da Cerveja 

    • Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.797 – Butantã
    • Rua Fradique Coutinho, 798 – Vila Madalena
    •  

    Lojas Minuto Pão de Açúcar (São Paulo):

    • Av. Paulista, 407 – Bela Vista
    • Al. Santos, 565 – Bela Vista
    • Al. Ribeirão Preto, 466 – Bela Vista
    • Rua Padre Antônio José dos Santos, 554 – Brooklin
    • Rua Dr. Renato Paes de Barros, 154 – Itaim Bibi
    • Al. Lorena, 2055 – Jardins
    • Rua Pamplona, 1173 – Jardins
    • Rua Peixoto Gomide, 1635 – Jardins
    • Al. Lorena, 867 – Jardins
    • Al. Dos Maracatins, 884 – Moema
    • Rua João Moura, 509 – Pinheiros
    • Rua Cardoso de Almeida, 1292 – Perdizes
    • Rua Rodesia, 276 – Vila Madalena
    • Av. Lins de Vasconcelos, 3003 – Vila Mariana
    • Rua Rio Grande, 185 – Vila Mariana
    • Rua Pedro Pomponazzi,45 – Vila Mariana
    • Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 174 – Vila Nova Conceição
    • Av. Hélio Pellegrino, 743 – Vila Nova Conceição
    • Av. Dr. Cardoso de Melo, 482 – Vila Olimpia
    • Rua Fidencio Ramos, 81 – Vila Olimpia
    • Rua Bahia, 764 – Higienópolis
    • Rua Albuquerque Lins, 844 – Santa Cecília
    • Praça Visconde de Sousa Fontes, 374 – Mooca
    •  

    Caçambas inteligentes (Rio de Janeiro):

    • Leblon: Av. Borges de Medeiros (na altura do n° 700)
    • Laranjeiras: Praça São Salvador
    •  
     

    PARCERIAS

      INSTITUTO MUDA

      O Instituto Muda é uma empresa que atua desde 2009 com um objetivo: promover práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo através da Gestão de Resíduos.

      Nós do Instituto Muda, acreditamos que o “lixo” é fonte potencial de matéria-prima para fabricação de outros produtos, trazendo assim benefícios sociais, ambientais e econômicos para toda a sociedade.

      Destinamos por ano mais de 7 mil toneladas de materiais recicláveis às cooperativas, beneficiando mais de 900 famílias, portanto gerando impactos positivos para o meio ambiente e sociedade.

      GREEN MINING

      Pensando em ampliar nossos esforços pela reciclagem, temos a cada ano buscado novas parcerias dentro do ecossistema que impulsionem a logística reversa de embalagens pós consumo.
       

      Lançamos no final de 2018 um projeto de recolha de vidro descartável em bares e restaurantes, junto à startup Green Mining. Até o momento, ela coletou mais de 2 mil toneladas de embalagens e evitou mais de 375 toneladas de emissões de CO2. Todo o vidro coletado é enviado para nossa fábrica de garrafas no RJ. A Green Mining é uma das startups aceleradas pelo nosso programa Aceleradora 100+ e é voltada para a criação de soluções em reaproveitamento de embalagens. Ela detém um sistema inteligente de logística reversa que identifica os locais de maior geração de resíduos pós consumo e trabalha com coletores registrados (carteira assinada para pessoas que têm poucas oportunidades de emprego).

      COLETANDO SOLUÇÕES

      A Coletando é uma startup de logística reversa que remunera diretamente aos consumidores que descartam seus resíduos em seus ecopontos móveis, gerando renda através da conta bancária digital Coletando. Presentes nos bairros e comunidades de Cajamar e Jardim Ibirapuera já recuperamos mais de 60 toneladas de resíduos desde o início da parceria em outubro de 2021. 

      DEIXAKI

      Em parceria com a Triciclo, a Colgate-Palmolive e a Suzano lançamos em novembro de 2021 um projeto de coleta e reciclagem de resíduos, a partir do sistema automatizado drop ‘n’ go, conhecido como Deixaki. O sistema gera tricoins aos usuários, ou seja, créditos que são convertidos em descontos para bilhetes de transporte público, recarga de celular, desconto em livrarias entre outros benefícios para clientes que fazem o descarte correto de resíduos. O container de coleta está disponível nas cidades de Guarulhos e São Bernardo do Campo.

      PONTO VERDE

      Em 2021 inauguramos junto a Cooperativa YouGreen o projeto Ponto Verde. Instalados na região Oeste e Norte da cidade de São Paulo, o projeto pretende facilitar o acesso das pessoas que encontram na reciclagem sua fonte de remuneração, a partir da compra de recicláveis de forma direta, sem intermediários. Os materiais coletados são embalagens de vidros, de plástico (garrafas, frascos, potes etc), de papel, latas de alumínio e latas de aço. Os valores convertidos são depositados em um cartão, entregue no momento da troca, e pode ser sacado em qualquer caixa eletrônico da cidade.

      QUERIDO LIXO

      No carnaval de 2020 recolhemos os resíduos dos blocos que ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Ao todo, foram 327 toneladas de material recolhido, sendo que desse total, 127 toneladas eram de plástico. Parte desses resíduos coletados foram usados para produzir 2 mil lixeiras novas que foram instaladas nessas cidades, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos para os próximos carnavais.

      •  
       

      RECICLAR PELO BRASIL

      A plataforma Reciclar pelo Brasil foi idealizada pela Ambev e a Coca Cola e conta com a parceria de mais 16 empresas e 2 Associações. A iniciativa foi criada em 2017 e tem como objetivo investir no desenvolvimento de cooperativas de catadores no Brasil. O  Reciclar pelo Brasil já apoiou mais de 11.800 catadores, em mais de 1.110 municípios brasileiros, somando 291 mil toneladas de material reciclado coletado e encaminhado para reciclagem. Com o programa, o lixo vai para o lugar certo e famílias de catadores passam a ter uma renda estável.

      •  
       

      PONTOS DE COLETA DE VIDRO

      Agora que conhece um pouco do que fazemos para um mundo melhor, caso você também queira descartar seus resíduos de forma correta e não saiba como, esses são alguns dos postos de coleta que temos disponíveis:
       

      Quitanda (São Paulo):

      · Rua Mateus Grou, 159 – Pinheiros
       

      Lojas Armazém da Cerveja

      · Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.797 – Butantã

      · Rua Fradique Coutinho, 798 – Vila Madalena
       

      Lojas Minuto Pão de Açúcar (São Paulo):

      · Av. Paulista, 407 – Bela Vista

      · Al. Santos, 565 – Bela Vista

      · Al. Ribeirão Preto, 466 – Bela Vista

      · Rua Padre Antônio José dos Santos, 554 – Brooklin

      · Rua Dr. Renato Paes de Barros, 154 – Itaim Bibi

      · Al. Lorena, 2055 – Jardins

      · Rua Pamplona, 1173 – Jardins

      · Rua Peixoto Gomide, 1635 – Jardins

      · Al. Lorena, 867 – Jardins

      · Al. Dos Maracatins, 884 – Moema

      · Rua João Moura, 509 – Pinheiros

      · Rua Cardoso de Almeida, 1292 – Perdizes

      · Rua Rodesia, 276 – Vila Madalena

      · Av. Lins de Vasconcelos, 3003 – Vila Mariana

      · Rua Rio Grande, 185 – Vila Mariana

      · Rua Pedro Pomponazzi, 45 – Vila Mariana

      · Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 174 – Vila Nova Conceição

      · Av. Hélio Pellegrino, 743 – Vila Nova Conceição

      · Av. Dr. Cardoso de Melo, 482 – Vila Olimpia

      · Rua Fidencio Ramos, 81 – Vila Olimpia

      · Rua Bahia, 764 – Higienópolis

      · Rua Albuquerque Lins, 844 – Santa Cecília

      · Praça Visconde de Sousa Fontes, 374 – Mooca
       

      Caçambas inteligentes (Rio de Janeiro):

      · Leblon: Av. Borges de Medeiros (na altura do n° 700)

      · Laranjeiras: Praça São Salvador

      •