Sustentabilidade com a operação logística

Acreditamos na construção de relações positivas com todo o nosso ecossistema, que inclui os nossos parceiros logísticos. São eles que garantem que nossos produtos cheguem a cada consumidor ao redor do país, com o mesmo padrão de qualidade. Por isso, desenvolvemos diversas iniciativas para promover não só a excelência do trabalho de nossos parceiros, mas também o respeito, a ética e a sustentabilidade. Só vale se for sustentável para todos.

Com foco em qualidade e sustentabilidade, nosso processo logístico segue padrões de excelência e conta com uma plataforma de tecnologia que gerencia todas as etapas da operação. Altamente tecnológica, a plataforma oferece aos motoristas diversas ferramentas com soluções para melhorar a alocação de transportes, otimizar as rotas de entrega e reduzir o impacto ambiental da emissão de gases poluentes, já que os caminhões ficam menos tempo circulando.

Uma das maneiras de gerarmos mais sustentabilidade é com Projeto Colaborativo, ou Frota Compartilhada. Esse é um programa que fazemos em parceria com outras empresas para otimizar as viagens dos caminhões que distribuem os produtos das companhias e assim diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Os veículos depois de abastecer os centros de distribuição passam a fazer os trajetos de volta com as cargas dos parceiros. Em 2020, rodamos mais de 2 milhões de km em sinergia com 31 parceiros, evitando a emissão de aproximadamente 2.700 toneladas de CO2.

Além disso, fizemos uma parceria com a Volkswagen Caminhões & Ônibus para o uso de 100 caminhões elétricos e-Delivey, em 2021, e temos o compromisso de ter 1,6 mil caminhões Volkswagen elétricos em nossa frota parceira até 2023.

Temos uma Política de Responsabilidade Global de Suprimentos que abrange princípios e obrigações sociais, como ética e direitos humanos, ambientais e de governança e somos signatários do Pacto Global da ONU e seguimos os princípios orientadores sobre empresas e direitos Humanos. A conformidade com esses princípios e obrigações é condição indispensável para a nossa parceria comercial.

Caminhão da Ambev

Operadores Logísticos Dedicados

A grande maioria dos nossos fretes é feita por transportadoras dedicadas, que são aquelas que têm contratos permanentes e fixos com a Ambev para operação constante e perene de nossas cargas. Elas têm uma parte da operação especificamente dedicada à nossa empresa.

Os nossos contratos incluem cláusulas com as obrigações que devem ser observadas, como por exemplo o comprometimento da não contratação de mão de obra infantil e/ou trabalho escravo. Além disso, a Ambev prevê que 100% dos funcionários das transportadoras dedicadas sejam contratados de forma legal e que seus contratos sejam regidos de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que inclui garantias em relação à duração das jornadas, salário, horas extras, descansos, folgas e férias, para citar alguns. Por fim, os nossos parceiros logísticos devem disponibilizar documentos que comprovem a conformidade da empresa e estão sujeitos a auditorias periódicas.

Temos há mais de 15 anos um trabalho sério de gestão das transportadoras, com um rigoroso processo de contratação, auditorias periódicas e monitoramento, a cada carregamento, da segurança dos motoristas e veículos.

Monitoramos a manutenção de uma relação responsável e legal por parte das transportadoras com seus funcionários, em diferentes frentes, como a realização de atividades de monitoramento e, se necessário, auditorias in loco, para ver a saúde financeira das parceiras, o cumprimento de jornada legal de trabalho, de processos operacionais e acordos coletivos da categoria, para dar alguns exemplos.

Também estimulamos e auxiliamos a gestão de engajamento dos funcionários parceiros, com realização de Pesquisa de Clima anual com mais de 90% de aderência, cobrindo temas como ambiente de trabalho, remuneração e relações interpessoais.

Operadores Logísticos Spot

Também utilizamos o modelo de contratação de operadores logísticos spots, com o atendimento a demandas eventuais e específicas. Esse modelo corresponde a uma pequena parcela dos nossos fretes e os parceiros não têm uma operação dedicada exclusivamente à nossa empresa.

Para garantir a excelência dos serviços prestados, a Ambev adota uma política de revisão permanente de seus processos, que recentemente passou a incluir previsões também para os operadores logísticos spots:

  1. Execução de pesquisa auto declaratória para mapeamento de itens críticos como:
    • Cumprimentos de jornada
    • Mapeamento de irregularidades trabalhistas
    • Condições de Trabalho
  2. Criação do programa de Fornecimento Responsável, onde fomentamos que nossos fornecedores logísticos implementem:
    • Treinamentos e boas práticas de gestão de pessoas, em linha com as regras da CLT e normas sindicais
    • Processos de auditorias de acordo com matriz de risco de cada fornecedor, podendo ser documental ou in loco;
    • KPIs ativos para sinalização de eventuais irregularidades na gestão de pessoas;
    • Métricas socioambientais no processo de decisão de contratação de fornecedores.