Como funciona

Untitled-2-1

Somos um programa de mentoria  e capacitação em gestão para ONGs. Nossos funcionários doam tempo e conhecimento para alavancar o impacto social de organizações que atuam no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens.

As organizações selecionadas recebem um curso de gestão composto por nove módulos: Sonho e Princípios, Estratégia e Tática, Gente e Gestão, Gestão da Rotina, Gestão de Orçamento, Comunicação e Relacionamento, Captação de Recursos e Governança, Solução de Problemas e Gestão de Projetos. As organizações contam também com o apoio e mentoria de funcionários voluntários da Ambev que ajudam na implementação desses conteúdos na gestão e dia-a-dia das organizações, assim o VOA é mais que um curso, é conhecimento aplicado na prática, gerando valor e construindo um mundo melhor.

Organizações

Buscamos Organizações da Sociedade Civil que trabalhem com educação e geração de oportunidades para crianças e jovens de comunidades em vulnerabilidade social. Atualmente, estamos trabalhando com 115 ONGs. Quer inscrever sua organização social? Nossos critérios são: mínimo de dois anos de existência, forte comprometimento da liderança, autonomia para realização de mudanças na gestão, grande potencial de impacto social no país e vontade de crescer.

Quer ser avisado quando abrirem as inscrições? Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página.

Voluntários Ambev

Nosso time de voluntários são parte muito importante do VOA. Além de terem muito o que agregar às ONGs, são apaixonados pela ideia de construirmos juntos um mundo melhor. No VOA, nossos voluntários se tornam mentores e auxiliam as organizações na implementação de ferramentas de gestão vistas em aula, adaptando os conteúdos à realidade de cada uma. Além das conversas sobre gestão, nossos mentores ajudam no planejamento e implementação de um projeto que definem junto à organização. Assim, as mentorias são encontros perfeitos para troca de experiências e aprendizados. Além desses encontros, o contato frequente entre mentores e organizações é bastante incentivado, seja por e-mail ou telefone. Aliás, todos os conteúdos são gravados com especialistas corporativos e estão disponíveis na plataforma EAD para consulta.

No caso da Pró-Saber, haviam demandas por gestão, marketing, capacitação de pessoas e houve o match. Eu já estava buscando uma forma de me voluntariar para ajudar alguma organização e, quando soube do VOA, me inscrevi na hora.
Felipe Cerchiari – Funcionário e voluntário no Instituto Pró-Saber

Mentoria

voa-mentoria

No programa VOA, nosso time de voluntários doa tempo para compartilhar nosso conhecimento e experiência em gestão de pessoas, orçamento, projetos, desdobramento de metas, captação de recursos e planejamento estratégico. Nosso objetivo é guiar as organizações no atingimento de seus sonhos. A interação entre as organizações e seus mentores é baseada na troca de experiências e conhecimento: elas têm a expertise na sua área de atuação, e nosso time, na aplicação de ferramentas de gestão. Essa é a combinação perfeita para transformar sonho em realidade e juntos construir um mundo melhor.

Voluntários se propõem a atuar como mentores das organizações, auxiliando de forma personalizada cada uma delas. A mentoria é o momento para tirar dúvidas e discutir a melhor forma de aplicar os conteúdos na realidade da ONG. Os voluntários acompanham as tarefas realizadas e ajudam a guiar as organizações no atingimento do sonho. Além do conteúdo das aulas, desenvolvem juntos um projeto prático referente a um desafio que elas enfrentam. Muitas organizações já tiveram resultados incríveis ao fim do programa.

A gente olhou para os problemas, pegou a ferramenta de gestão e aplicou nas metas que a gente tinha. A gente sonhou muito alto e criou respostas para nossas
dificuldades.
Maria Cecília – Instituto Pró Saber

Aulas

Proporcionamos aulas na plataforma EAD em formato de vídeo, com material em apostilas e outros templates de apoio. São nove módulos de gestão que são a base teórica para implementação e projeto.

As organizações sociais têm acesso às aulas com a frequência que quiserem. E o melhor: ficam disponíveis para elas durante todo o programa. As mentorias acontecem na sede da organização ou na Ambev. Além disso, os responsáveis de cada organização e seus respectivos mentores se alinham conforme suas agendas.

Selo VOA

Depois da consultoria, as organizações são acompanhadas por mais um ano e podem receber um selo de confiança e credibilidade da Ambev.

Selo-Voa_PNG-275x275-275x275